Ataques do governo sírio matam 18 civis em Idlib apesar de trégua

Ataques do governo sírio matam 18 civis em Idlib apesar de trégua

Pelo menos 18 civis morreram na Síria nesta quarta-feira (15) em ataques aéreos do governo de Bashar al-Assad contra a província de Idlib – informou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), lembrando a trégua anunciada na semana passada por Rússia e Turquia para a região.

O saldo aumentou após horas de trabalho dos socorristas nas ruínas de vários prédios na cidade de Idlib, dominada por extremistas no noroeste sírio, afirmou o OSDH.

Entre as vítimas, há dois meninos e um socorrista, informou a ONG, que mencionou ainda 20 feridos. Os ataques impactaram um mercado e uma região reúne escritórios, entre eles uma garagem mecânica, segundo a mesma fonte.

A Rússia, grande aliada do regime, anunciou em 9 de janeiro uma trégua para Idlib e Turquia, que apadrinha certos grupos rebeldes, confirmou esta iniciativa que devia ter começado no domingo.

Contudo, o OSDH apontou que na quarta “mais de cem ataques executados por aviões sírios ou russos na província de Idlib”.

O regime de Assad disse que estava determinado a reconquistar a região de Idlib, controlada pelos extremistas de Hayat Tahrir Al Sham (HTS, antiga subsidiária síria da Al Qaeda) e que também abriga grupos rebeldes enfraquecidos.

Mais de 380.000 pessoas perderam a vida, incluindo mais de 115.000 civis em quase nove anos de guerra civil na Síria.