Ataque ucraniano no Mar Cáspio bloqueia produção de petróleo russo

MOSCOU, 11 DEZ (ANSA) – A Ucrânia realizou, pela primeira vez, um ataque contra uma plataforma petrolífera russa no Mar Cáspio, ao mesmo tempo que bombardeou nesta quinta-feira (11) a região de Moscou, afetando aeroportos internacionais locais.   

No caso da ofensiva realizada no mar, a mídia ucraniana citou que a agressão se concentrou na plataforma de Filanovsky, de propriedade de Lukoil-Nizhnevolzhskneft. Segundo consta, foram registrados “ao menos quatro bombardeios contra a estrutura, que bloquearam a produção de petróleo e gás de mais de 20 poços atendidos por ela”.   

Já o Ministério da Defesa russo alegou que seu sistema de defesa aérea abateu mais de 285 veículos aéreos não tripulados durante a madrugada pelo país, enquanto ao menos 40 foram interceptados na capital.   

A ofensiva ucraniana afetou quatro aeroportos internacionais de Moscou, que resultou em ao menos 133 voos cancelados, atrasados ou desviados. A agência Tass informou que as interrupções ocorreram nos espaços aéreos de Sheremetyevo, Vnukovo, Domodedovo e Zhukovsky. (ANSA).