Resumo

  • Um atentado ocorreu em uma creche, na manhã desta quarta-feira (5), em Blumenau (SC) onde quatro crianças morreram e outras cinco ficaram feridas;
  • O autor do atentado invadiu a creche particular Cantinho Bom Pastor e, com uma machadinha, matou três meninos e uma menina com idades entre 4 e 7 anos;
  • As vítimas são Bernardo Cunha Machado, 5 anos, Bernardo Pabst da Cunha, 4, Larissa Maia Toldo, 7, e Enzo Marchesin Barbosa, 4;
  • Segundo a Polícia Militar, o homem, de 25 anos, invadiu a unidade escolar e atingiu as crianças na região da cabeça. Na sequência, ele se entregou à PM.

Com a repercussão do caso, a Prefeitura de Blumenau juntamente com o governo de Santa Catarina  convocou uma coletiva, na tarde desta quarta, para divulgar as primeiras medidas a serem tomadas após o ataque.

Ulisses Gabriel, delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, confirmou que o autor do atentado será enquadrado nos crimes de homicídio triplamente qualificado e tentativa de homicídio de outras quatro crianças e tentativa de outras cinco.

Além disso, o delegado-geral revelou que o homem possuí quatro passagens policiais: briga em casa noturno (2016), esfaqueou o padrasto (2021), pego pela polícia em posse de cocaína (2022) e em dezembro do último ano, ele quebrou o portão da casa do padrasto e esfaqueou um cão que estava na residência.

Durante a sua fala, Ulisses ainda afirmou que o atentado na creche foi um “caso isolado” e não possui ligação com outras atividades criminosas.

Estado de saúde das crianças feridas

Além das quatro vítimas fatais, o autor do atentado feriu outras cinco crianças. De acordo com a vice-prefeita do município catarinense, Maria Regina Soar (PSDB), o último boletim médico divulgado nesta tarde informou que os feridos foram atendidos e devem receber alta médica nas próximas 24 horas.

Andressa Boer Fronza, perita-geral da Polícia Científica de Santa Catarina, contou que a perícia do local, assim como  exames periciais das vítimas seguem em andamento e, tão logo finalizada, será incluída no inquérito da Polícia Civil.

Notas oficiais:

Prefeitura de Blumenau

Prefeitura decreta luto oficial de 30 dias por tragédia no CEI Cantinho Bom Pastor. As aulas na rede municipal de ensino foram canceladas nesta quarta e quinta-feira, dias 5 e 6.

Governo estadual

O Governo do Estado cancelou nesta quarta-feira, 5, e quinta, 6, as aulas da rede estadual na cidade de Blumenau e declarou luto oficial de três dias pelo assassinato das quatro crianças que estavam na creche Cantinho Bom Pastor, no Bairro Velha.