“Ataque dos Cães” e “Duna” triunfam no Bafta 2022

“Ataque dos Cães” e “Duna” triunfam no Bafta 2022

Por Marie-Louise Gumuchian

LONDRES (Reuters) – O filme de faroeste “Ataque dos Cães” conquistou os dois principais prêmios da Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas (Bafta) neste domingo, vencendo nas categorias de melhor filme e direção para Jane Campion, enquanto o épico de ficção científica “Duna” levou o maior número de prêmios.

A cineasta neozelandesa Campion encerrou um fim de semana de sucesso para seu longa-metragem de retorno, após triunfar nas principais categorias do prêmio Directors Guild of America, em Beverly Hills, no dia anterior.

“Jane… você é uma visionária cuja trilha percorreu os últimos 30 anos de cinema com histórias sobre os silenciados, os subrepresentados e os incompreendidos”, disse a produtora Tanya Seghatchian ao receber o prêmio em nome de Campion, que não compareceu.

“Você inspirou legiões de mulheres a encontrar suas vozes. Estamos aqui por causa de você.”

Apresentada pela comediante e atriz australiana Rebel Wilson, a cerimônia deste ano, conhecida como Bafta, marcou seu retorno como o usual evento luxuoso de tapete vermelho no Royal Albert Hall de Londres, após a edição do ano passado ter sido virtual devido à pandemia de Covid-19.

Houve referências à guerra na Ucrânia, com alguns dos indicados usando fitas e botoms nas cores da bandeira ucraniana, azul e amarelo, ou falando sobre a crise no palco e no tapete vermelho.

“Duna”, uma adaptação gigantesca do romance de Frank Herbert, de 1965, liderou as indicações, com 11, especialmente nas categorias técnicas e de criatividade. O filme levou cinco prêmios.

“Belfast”, a comédia dramática semiautobiográfica de Kenneth Brannagh, ambientada no início das três décadas de conflito na Irlanda do Norte, venceu na categoria de melhor filme britânico.

O remake de “Amor, Sublima Amor” de Steven Spielberg ganhou dois prêmios, incluindo o de melhor atriz coadjuvante para Ariana DeBose.

Recém-premiado pelo Screen Actors Guild (SAG), Troy Katsur, que é surdo, venceu como melhor ator coadjuvante por “No Ritmo do Coração”, uma história de amadurecimento sobre o único membro ouvinte de uma família surda.

Will Smith, que não compareceu ao evento, conquistou o prêmio de melhor ator por interpretar o pai das tenistas campeãs Venus e Serena Williams em “King Richard: Criando Campeãs”, enquanto Joanna Scanlan venceu o de melhor atriz pelo papel de uma viúva que descobre um segredo devastador de seu falecido marido em “After Love”.