Um ataque com drones ucranianos contra a cidade russa de Voronezh deixou 16 feridos, anunciaram as autoridades locais nesta terça-feira, enquanto o Ministério da Defesa russo relatou que derrubou 55 aparelhos durante a noite.
A Ucrânia prometeu intensificar os ataques com drones contra o território russo em retaliação aos lançamentos recordes de drones e mísseis da Rússia contra cidades ucranianas nas últimas semanas. Os ataques deixaram dezenas de civis mortos.
“No momento, sabemos de 16 pessoas feridas no ataque noturno”, declarou o governador de Voronezh, Alexander Gusev. “Treze pessoas foram hospitalizadas”, acrescentou.
O Ministério da Defesa da Rússia informou que derrubou 55 drones ucranianos durante a noite, principalmente sobre a região oeste de Belgorod e Voronezh, que também faz fronteira com a Ucrânia.
Kiev também relatou um ataque noturno na região fronteiriça de Sumy e informou que “uma instalação médica” foi alvo de um ataque que feriu uma criança.
“Os russos atacaram uma instalação médica na comunidade de Shostka. Um incêndio foi provocado pelo ataque”, informaram os serviços de emergência ucranianos.
Os ataques ocorreram horas após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar que alcançou um acordo com a Otan para fornecer sistemas de defesa aérea americanos e armas à Ucrânia, uma demonstração da crescente frustração com o presidente russo, Vladimir Putin.
bur/yad/pb/an/fp