Na briga por uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões da Europa – na atual se classificou às oitavas de final -, a Atalanta foi surpreendida nesta segunda-feira e perdeu de virada para o então lanterna SPAL por 2 a 1, no estádio Atleti Azzurri d’Italia, na cidade de Bérgamo, pelo encerramento da 20.ª rodada do Campeonato Italiano.

O resultado foi desastroso para a Atalanta, que nesta rodada deixou a zona de classificação à principal competição de clubes do continente. Com 35 pontos, o time de Bérgamo caiu da quarta para a quinta colocação na tabela de classificação, permitindo que a Roma subisse para quarto, com 38, depois de bater o Genoa por 3 a 1 no domingo.

Para o SPAL, a vitória fora de casa serviu para tirá-lo da lanterna da competição. Agora o time de Ferrar ocupa a 19.ª colocação com 15 pontos, um a mais que o Genoa. O primeiro fora da zona de rebaixamento, em 17.º lugar, é o Lecce com 16.

Em campo, a Atalanta começou melhor e conseguiu abrir o placar com Josip Ilicic aos 16 minutos do primeiro tempo. O que os mandantes não esperavam era a reação do SPAL, que obteve a virada na segunda etapa com Andrea Petagna, aos nove, e com Mattia Valoti, aos 15.

Os dois clubes voltarão a campo neste sábado, pela 21.ª rodada. Em Turim, no estádio Olímpico, a Atalanta terá pela frente o Torino. Em casa, em Ferrara, o SPAL receberá o Bologna.