Com a classificação para a próxima Liga dos Campeões bem encaminhada, a Atalanta buscará o título da Copa da Itália, nesta quarta-feira na final contra a Lazio, para completar uma das melhores temporadas da história do clube de Bérgamo.

A equipe treinada por Gian Piero Gasperini eliminou nas quartas de final a Juventus (3-0), impedindo um quinto título consecutivo para a Velha Senhora, e a Fiorentina nas semifinais, avançando à decisão para buscar um segundo título da Copa da Itália de sua história desde o troféu erguido em 1963, única taça existente na sala de conquistas da Atalanta.

“A Liga dos Campeões é um sonho”, admite o atacante Timothy Castagne, diante da real possibilidade da Atalanta se classificar pela primeira vez para a competição continental.

“Mas a final da Copa da Itália, em Roma, é algo extraordinário”, completou o meia belga Martin de Roon.

“Se você tem um troféu ao alcance, não pode deixar escapar a oportunidade. Quero levar a ‘Coppa’ para casa por nossos torcedores, que sempre nos apoiaram e estão dispostos a nos seguir onde quer que estamos”, continuou.

Após a vitória no Campeonato Italiano por 3 a 1 em Roma contra a própria Lazio, em 5 de maio, a Atalanta foi recebida por 4.000 torcedores na volta a Bérgamo.

Invicta há 11 jogos (contando todas as competições), a Atalanta, liderada pelo artilheiro colombiano Duván Zapata (22 gols na Serie A), viaja a Roma com a confiança que lhe dão suas cinco vitórias consecutivas.

Para a Lazio, esta final se apresenta como a última oportunidade de jogar uma competição europeia na próxima temporada, já que está apenas na 8ª colocação da Serie A, a quatro pontos das duas vagas na Liga Europa, quando restam apenas seis pontos em disputa.

O técnico Simone Inzaghi e seus comandados venceram apenas quatro das últimas dez partidas disputadas. Na Copa da Itália, porém, são oito jogos seguidos sem derrota, sua melhor sequência desde 1980.

Com a volta de Ciro Immobile (14 gols na Serie A) ao ataque, a equipe romana sonha em levantar a ‘Coppa’ pela 7ª vez em sua história, a última vez em 2013 numa final vencida contra a arquirrival Roma.

A final da Copa da Itália, como já é tradição, será disputada no Estádio Olímpico de Roma.

ea/cw/sg/am

Lazio