Astrônomos da NOIR Lab (Laboratório Nacional de Pesquisa em Astronomia Óptica-Infravermelha – em tradução), dos EUA, conseguiram captar uma imagem em alta definição da supernova Vela. A foto mostra os restos de uma estrela que colapsou e “morreu” há mais de 11 mil anos.

A foto foi tirada por uma câmera de energia escura do telescópio Victor M. Blanco, localizado em Cerra Tololo, no Chile.

+ Astrônomos documentam uma supernova não tão supernova na Via Láctea

+ Descoberta estrela que sobreviveu a explosão de supernova

Confira um vídeo:

Com as novas fotos de alta definição, astrônomos puderam constatar uma série de coisas. Nas imagens, é possível observar a onda de choque causada pelo colapso da estrela, além de tornar visível uma outra galáxia ao fundo.

Imagem que destaca as observações da fotografia dos remanescentes da supernova Vela. Crédito: (CTIO/NOIRLab/DOE/NSF/AURA/T.A. Reactor -University of Alaska Anchorage/NSF’s NOIRLab/M. Zamani & D. de Martin – NSF’s NOIRLab)

Conforme o Space.com, os remanescentes da supernova Vela ficam a uma distância de 800 milhões de anos-luz da Terra. As imagens podem ajudar astrônomos a entenderem melhor como os gases soltos por um processo cósmico como o colapso de uma estrela se dispersam pelo universo e fornece uma boa visão dos estágios finais de tal evento.