ROMA, 26 NOV (ANSA) – A Aston Martin anunciou nesta quarta-feira (26) que o engenheiro britânico Adrian Newey, projetista mais vitorioso da história da Fórmula 1, assumirá o cargo de chefe de equipe na temporada de 2026.
A escuderia informou que o ex-funcionário da Red Bull assumirá o posto de Andy Cowell, que ficará responsável pelo departamento de estratégia, onde vai preparar o terreno para o início da parceria com a Honda, nova fornecedora de motores do time inglês.
“Essas mudanças estratégicas visam garantir que a equipe de gestão esteja bem posicionada para aproveitar seus pontos fortes antes de 2026, uma temporada que trará grandes mudanças técnicas”, declarou a Aston Martin.
Newey, de 66 anos, deixou a Red Bull em 2024 para se juntar à Aston Martin, liderada pelo bilionário canadense Lawrence Stroll, pai do piloto Lance Stroll. Considerado o melhor engenheiro de sua geração, ele viu os carros que projetou conquistarem 13 mundiais de pilotos e 12 de construtores.
Os resultados da Aston Martin têm sido decepcionantes na temporada de 2025, mas o carro atual não foi projetado por Newey, que só começou a trabalhar na nova equipe em março passado. (ANSA).