VATICANO, 21 MAI (ANSA) – A associação Mulheres no Vaticano (VA, na sigla em italiano) enviou uma carta ao papa Leão XIV para expressar seu desejo de colaborar na construção de “pontes” para “servir a Igreja” e para apelar para o novo pontífice valorizar a presença feminina.
“Todas expressamos o desejo de caminhar ao lado do sucessor de Pedro, em espírito de fidelidade e afeto filial, para construirmos juntos pontes a serviço da missão universal da Igreja e da paz”, diz um trecho da mensagem.
A entidade destaca ainda seu desejo de “colaborar concretamente no ministério do Santo Padre” e se compromete em fazer isso “com as competências de cada uma e com generosidade, contribuindo também para um clima sereno e solidário em nossos locais de trabalho”.
Na carta, a associação lembra que, em setembro de 2026, completará 10 anos de fundação e reforça que é composta por mulheres, religiosas e leigas, em serviço ou aposentadas, que exercem ou exerceram sua profissão em vários Dicastérios, abrangendo diferentes funções.
“Com o compromisso de viver uma rede de diálogo entre nós, pretendemos valorizar a presença feminina no Vaticano e na Igreja, para que homens e mulheres possam conviver cada vez mais na troca mútua de dons”, acrescentaram.
Por fim, as mulheres reforçam que continuarão a fazer isso “ouvindo o que o Papa quer nos sugerir” e expressam “seus melhores votos para o novo pontificado”. (ANSA).