Associação italiana pede que Israel seja suspenso do futebol

ROMA, 19 AGO (ANSA) – A Associação Italiana de Treinadores (Aiac) enviou um pedido formal para Gabriele Gravina, presidente da Federação Italiana de Futebol (Figc), solicitando a suspensão temporária de Israel dos torneios internacionais em razão da guerra na Faixa de Gaza.   

Em sua mensagem, a entidade pediu que o mandatário da Figc entre em contato com a Uefa e a Fifa para prosseguir com a solicitação contra a seleção israelense, que será adversária da Itália nas eliminatórias da Copa do Mundo.   

“Este não deve ser apenas um gesto simbólico, mas uma escolha necessária, que responde a um imperativo moral, compartilhado por toda a diretoria. Após uma reunião interna, a diretoria da Aiac concordou em enviar uma carta e um apelo ao presidente da Figc, porque o futebol italiano deve se posicionar em favor do povo palestino”, escreveu o mandatário do órgão, Renzo Ulivieri.   

Já Giancarlo Camolese, vice-presidente da Aiac, alertou para a alta quantidade de mortes de inocentes, inclusive de atletas, como o recente óbito de Suleiman Al-Obeid, conhecido como o “Pelé palestino”.   

Italianos e israelenses se enfrentarão pelo grupo I da competição em Debrecen, na Hungria, no dia 8 de setembro. Em 14 de outubro, a Azzurra receberá o adversário em Údine. (ANSA).