Carnaval

Associação indígena sai em defesa de Alessandra Negrini após polêmica com fantasia

Crédito: Reprodução/ Instagram

A atriz é a rainha do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta (Crédito: Reprodução/ Instagram)


Rainha do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, a atriz Alessandra Negrini, de 49 anos, publicou em seu Instagram uma nota de apoio da Associação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), depois da artista ser acusada de apropriação cultural. A polêmica surgiu após a atriz usar uma fantasia com adereços indígenas no desfile do bloco, no último domingo (16).

Em entrevista para a Folha de S. Paulo, a atriz revelou o motivo da escolha da fantasia deste ano. “Hoje para mim a questão indígena é a central desse país. Ela envolve não somente a preservação da cultura deles como a preservação das nossas matas”, afirmou Negrini. “A luta indígena é de todos nós e por isso eu tive a ousadia de me vestir assim”, completou a atriz.

A artista estava acompanhada de diversas autoridades indígenas no desfile, como a líder e ativista Sônia Guajajara, que inclusive a defendeu. “Muita gente usa acessórios indígenas como fantasia. Isso a gente não concorda. Mas quando a pessoa usa de uma forma consciente, como um manifesto para amplificar as vozes indígenas, então tudo bem, é compreensível”, disse Guajajara.

Além de defender o uso dos acessórios indígenas pela atriz, a nota da APIB ainda ressaltou que é preciso dar atenção a outros temas, principalmente aos assuntos que estão em discussão no Congresso Nacional.

“Alessandra Negrini é ativista, além de artista, e faz parte do Movimento 342 Artes, que muito vem contribuindo com o movimento indígena. Esteve conosco em momentos fundamentais. Portanto, ela conta com o nosso respeito e agradecimento.”

Instagram will load in the frontend.

Veja também
+ Joice Hasselmann aparece com fraturas e diz acreditar ter sido vítima de ‘atentado’
+ Pintor é expulso de rodízio por comer 15 pratos de massa; assista
+ ‘Transo 15 vezes na semana’, diz Eduardo Costa ao revelar tratamento por vício em sexo
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago