Em vídeos compartilhados no Instagram, é possível ver a ursa Mizar, que reside no santuário ecológico “Rancho dos Gnomos”, em Joanópolis, no interior de São Paulo, fazendo hidroginástica para tratar da artrose.

De acordo com o UOL, a veterinária Carla Spechoto Mariano, que integra a equipe de voluntários do santuário, explicou que Mizar tem aproximadamente 35 anos e, por ser idosa, sofre de algumas doenças relacionadas à idade.

“Quando a ursa chegou para a gente percebemos que ela sofria de dores nas costas e por isso ficava mais quieta e tinha uma vida sedentária. Para melhorar a qualidade de vida do animal começamos com um tratamento multidisciplinar, além das sessões de hidroterapia a Mizar também recebe medicamentos para dor, suplementos alimentares e faz exercícios para fortalecimento muscular”, contou.

As sessões de hidroginástica adaptada são realizadas todos os dias e são necessárias para que a ursa exercite as articulações e, assim, ganhe mais qualidade de vida e tenha menos dores nas articulações e nas costas.

Para que Mizar entre na água e execute os exercícios, a equipe profissional cria estímulos para auxiliar a ursa. Toda a atividade na água é feita de maneira espontânea por Mizar, sempre respeitando o desejo do animal.

“A gente joga bolas na água, liga a cascata ou até mesmo faz uma fileira de frutas que seguem do espaço dela até a água para que ela vá sozinha. O importante é que além da atividade ela se sinta feliz em realizá-la”, acrescentou Carla.

Segundo a veterinária, as brincadeiras na água são as preferidas da ursa. “Ela adora e por ser uma atividade de baixo impacto a hidroginástica faz muito bem à saúde dela ajudando no fortalecimento muscular e também contribui para a manutenção do peso do animal”, afirmou.

Antes de ser resgatada, a ursa trabalhava em exibições circenses. Mizar chegou ao santuário de animais há quase três anos junto com o irmão Vérru.

https://www.instagram.com/p/CI0hxjYHBZt/?utm_source=ig_embed