Pedro Manso, de 51 anos, está passando por um momento delicado em sua vida. Na segunda-feira, 26, o humorista revelou nas redes sociais que foi diagnosticado com demência e que tem enfrentado problemas de memória e esquecimento recentemente.
+Neurologista sobre diagnóstico de demência do humorista Pedro Manso: ‘Não tem cura’
+Antes de diagnóstico de demência, Pedro Manso passou por sérios problemas de saúde
“Estou passando por um problema muito sério de demência, esquecimento muito sério. E hoje resolvi passar para vocês e cheguei a essa conclusão, não queria acreditar, mas infelizmente tenho que aceitar e pedir a Deus que me dê a cura e me proteja, e alertar a muitos que possam estar passando por esse mesmo problema”, desabafou Pedro.
No relato, o artista ainda contou que perdeu um compromisso profissional por causa da doença. “Infelizmente tenho que admitir que estou doente com esse problema de demência e esquecimento! Então é isso! Orem por mim”, pediu.
Pedro Manso disse que sua mãe teve Alzheimer, uma das formas mais comuns de demência, mas que acredita que não está com a mesma doença. Ele disse que vai procurar um especialista para fazer um diagnóstico e um tratamento adequados. “A situação está se agravando muito rápido. Eu, às vezes, esqueço de ligar para os meus amigos mais chegados, às vezes, me pedem para gravar vídeo e eu acho que tinha gravado e esqueço de mandar”, finalizou.
‘Não tem cura’
Para entender mais sobre o diagnóstico de Pedro Mando, a IstoÉ Gente procurou o Dr. Sérgio Jordy, que é Neurologista do Centro Médico Sinapse e da Rede D’or, que explicou a doença. (Clique no link para ler a matéria na íntegra).
Além do humorista, a nossa reportagem lista abaixo alguns famosos que também foram diagnosticados com demência. Confira!
Angeli
Em 2022, o cartunista Angeli, aos 65 anos, anunciou o fim da carreira como cartunista após um diagnóstico de afasia progressiva primária, um dos sintomas da DFT.
“Recebemos o diagnóstico há alguns anos. Essa é uma condição degenerativa e, de um mês para cá, ficou um pouco mais pesada. Achamos que assim ele poderá trabalhar e produzir neste novo momento de vida mais tranquilamente”, disse ao G1 a+ esposa do cartunista, Carolina Guaycuru.
Bruce Willis
No início de 2023, ator Bruce Willis, de 68 anos, foi diagnosticado com afasia e precisou parar de atuar. O quadro progrediu para a demência frontotemporal.
“Desde que anunciamos o diagnóstico de afasia recebido por Bruce em 2022, sua condição progrediu e agora temos um diagnóstico mais específico: demência frontotemporal. Infelizmente, a dificuldade de comunicação é apenas um dos sintomas da doença de Bruce enfrenta. Por mais que seja doloroso, é um alívio ter finalmente um diagnóstico claro”, afirmou Emma Heming Willis, esposa do astro, em post nas redes sociais.
Emilia Clarke
Entre 2011 e 2013, a atriz britânica Emilia Clarke descobriu dois aneurismas cerebrais e precisou de uma cirurgia após um derrame, que afetou sua capacidade de se comunicar. Após tratamento com fisioterapia, a afasia foi superada e a atriz fundou a a SameYou, instituição quer auxilia pacientes de lesões cerebrais.
Kate Walsh
Kate Walsh, atriz que atuou na série americana “Grey’s Anatomy”, também teve um quadro de afasia após descobrir um tumor no cérebro em 2017, só revelado em 2019. Em entrevista para a revista Cosmopolitan, ela contou que tinha dificuldades para pensar e para terminar frases.
Sharon Stone
A atriz Sharon Stone foi diagnosticada com afasia depois que sofreu um AVC, em 2001, provocado por um aneurisma. Ao deixar o hospital, não conseguia mais ler e nem falar sem gaguejar. Sharon teve que reaprender a andar e a falar depois da doença: a atriz só conseguiu voltar a decorar seus textos após meses de tratamento.
Vagner Benazzi
Vagner Benazzi, técnico de futebol que ficou conhecido como “Rei do Acesso”, morreu em maio do ano passado, aos 68 anos. Ele foi internado com problema de pressão e febre e morreu de choque séptico e infecção generalizada, mas vinha se tratando dos sintomas da demência frontotemporal.