Asics lança tênis sustentável de olho na promessa de zerar as emissões de gás carbônico

Asics lança tênis sustentável de olho na promessa de zerar as emissões de gás carbônico

Após uma década de pesquisas, a Asics apresentou nesta quinta-feira (15) o Gel-Lyte™ III CM 1.95, o tênis mais leve em emissão de CO2 já produzido. De acordo com a marca, este novo produto gera somente 1,95kg de gás carbônico em todo o seu ciclo de vida, quantidade significativamente menor do que similares existentes no mercado.

O lançamento simboliza mais um passo da marca para cumprir seu compromisso de zerar as emissões de gás carbônico até 2050. Este modelo é resultado de mais de dez anos de estudos realizados pela marca em parceria com a Massachusetts Institute of Technology (MIT). A empresa japonesa aliou-se à instituição norte-americana em 2010 com o objetivo de medir com precisão todo o impacto do CO2 no ciclo de vida de um produto.

A série de inovações tecnológicas empregadas neste novo tênis passa por diversos detalhes. Um deles é a nova espuma “carbono negativo”, utilizada na confecção da palmilha e da entressola. O material foi elaborado com uma fusão de polímeros de base biológica, derivados em parte da cana-de-açúcar.

Outro componente importante no modelo está no uso de poliéster reciclado no tecido do cabedal e também na palmilha.

“A Asics baseia-se na crença da poderosa ligação entre o esporte e a mente. É por isso que estamos tão empenhados em fazer a nossa parte para garantir a viabilidade a longo prazo do nosso planeta. Dessa forma, podemos garantir que as gerações futuras possam continuar a experimentar o impacto edificante do esporte na mente. Afinal, para alcançar uma mente sã em um corpo são, você precisa de uma terra sã para seguir em frente. A estrada à frente pode ser longa, mas o Gel-Lyte™ III CM 1.95, é a nossa mais recente declaração de intenções nesta jornada. Espero que tudo isso possa ajudar a inspirar mudanças positivas reais na indústria do esporte no caminho para alcançarmos emissões zero de gás carbônico até 2050”, conta Yasuhito Hirota, CEO da ASICS