Toda mulher já ouviu a recomendação para não dormir de maquiagem. No entanto, falhar nessa missão pode ser comum, especialmente nos dias mais cansativos e para aquelas que não entendem os reais malefícios dessa prática.

+ Dermomakes: conheça as maquiagens que tratam a pele e suas melhores opções

+ Dicas para desentupir os poros e ter uma ‘pele perfeita’

A dermatologista Clessya Rocha garante que dormir de maquiagem pode realmente ser prejudicial à saúde cutânea e à beleza. Segundo ela, compreender as consequências é o principal passo para evitar esse hábito.

Malefícios de dormir maquiada

Ao longo do dia, impurezas, poluição, excesso de produtos e sebo se acumulam na pele, agindo como oxidantes e favorecendo o envelhecimento cutâneo. Logo, a maquiagem é mais um item a pesar nesse quesito.

“Quanto mais sebo é mantido na pele, maior a capacidade de dilatação dos poros da face. Sem falar nas chances aumentadas em piorar o grau de sua acne ou aumentar a quantidade de cravos, também conhecidos como comedões”, observa a médica.

Além disso, a especialista pontua que “quanto mais mantemos as substâncias da maquiagem na pele, maiores os riscos em desenvolver alergia de contato a esses produtos”.

Entre os benefícios de realizar a devida higienização da pele antes de dormir, Clessya lista: prevenção de manchas, de envelhecimento precoce e de alergias, redução da oleosidade, menores chances de desenvolver cravos e espinhas, e melhora do viço e luminosidade da pele.

Como higienizar o rosto antes de dormir

Saber higienizar a pele corretamente também é importante para conquistar os benefícios propostos. Para isso, basta seguir três passos simples:

  • Usar demaquilante ou água micelar para retirar todos os resíduos visíveis;
  • Lavar o rosto com um sabonete facial de acordo com o seu tipo de pele;
  • Finalizar com um hidratante noturno.