30/11/2023 - 17:16
Edição extra! Consegui bater um papo exclusivo com uma figura ilustre da cidade de Santos (SP) e região por conta de duas paixões que também cultivo: futebol e carros. Tudo junto e misturado!
Marcelo Teixeira é empresário e pró-reitor da Universidade Santa Cecília, além de ser famoso por sua passagem como presidente do Santos FC de 1991 a 1993 e de 2000 a 2009. Um período de vários títulos e conquistas do Peixe. Não é à toa que está se candidatando novamente pela chapa “Santos Grande de Novo” nas eleições deste ano, no próximo dia nove de dezembro.
Acompanhe os melhores momentos da minha conversa com Teixeira e assista ao vídeo que gravamos sobre colecionáveis envolvendo futebol e carros.
GG – Como é viver aqui em Santos?
Marcelo Teixeira – Santos é uma cidade segura, tranquila, tudo é muito próximo. A maioria das pessoas se conhecem. Eu amo aqui, nasci aqui e pretendo morrer aqui.
GG – Você tem alguma lembrança de carro antigo na sua infância pela cidade?
MT – Muitas. Meu pai adorava carros. Desde os 9, 10 anos, ele me deixava pegar alguns em áreas fechadas da Universidade: [VW] Kombi, MP Lafer, [VW] Gol GTi, [Ford] Landau e os Mavericks. No Dodge Charger, eu [me lembro], moleque, sentado ao lado do meu pai vendo aquele pisca-pisca em cima do capô.
GG – E quando criança? Teve algum objeto de desejo?
MT – Uma das minhas vontades foi a de ter um Autorama. Nunca tive quando criança. Fui ter um aos 16 anos porque fiz questão de comprar um para poder brincar com ele.
GG – Voltando a falar de Santos, qual a sua memória mais antiga da cidade?
MT – Tenho duas. Meu pai trabalhava na alfândega como inspetor. Por isso, o cheiro de farelo do Porto quando passo por ali, me faz lembrar de quando brincava por ali. A outra memória é a da Vila [Belmiro]. O cheiro da chuva esperando para entrar no estádio. Naquela época, abriam os portões nos 15 minutos finais para o público entrar. Então esse aroma me traz essa imagem.
GG – E sobre os carros que você já teve?
MT – Tive um [Ford] Escort XR-3, um [VW] Gol GTi. Tive muitos carros, né?
GG – Qual mais gostou? Algum carro que te daria vontade de ter hoje?
MT – Eu gostaria mesmo de andar no Dodge Charger do meu pai. Só aquele ronco dele… Não tive o privilégio de guiar aquele carro, mas gostaria muito de dirigir um.
GG – Galera, vou trazer um Charger 1977 de plataforma para o Marcelo dar uma volta. Depois, vamos filmar e, quem sabe, ele pode comprá-lo.
MT – Que beleza! Que maravilha! Juro por Deus, GG, sonho com um momentos desses. Fico pesquisando na internet os encontros de colecionadores, mas nunca tive a oportunidade de ir nesses eventos.
Ouça trechos da entrevista:
GG – Marcelo, você vai andar num Charger RT com 50 mil km, nunca restaurado. Então vai ser realmente a sensação que teve lá atrás, vai te levar ao passado.
GG – Quero agradecer a você, Marcelo Teixeira, pela entrevista. Tem o meu apoio na eleição do Santos. O time merece uma pessoa preparada e vai voltar a ser grande de novo. Estamos juntos, meu irmão, obrigado por tudo.
MT – Estamos juntos. Agradeço a honra e o prazer em te conhecer.
Depois da entrevista, gravamos a venda de uma raridade com a marca GG adquirida pelo Marcelo Teixeira durante o nosso encontro. Um pequeno spoiler: tem Pelé, Mercedes-Benz e item de colecionador raro. Não deixem de conferir! Um abraço do GG e até a próxima! Valeu!