As paisagens mais fascinantes de 2021

Coluna: Flavia Vitorino

Flavia Vitorino é jornalista e turismóloga especialista em destinos e viagens de natureza. Diretora de conteúdo do aplicativo LYFX e agente de viagens pela GO Escape.

As paisagens mais fascinantes de 2021

Divulgação
FIESCHERGLETSCHER, SUÍCA - Novamente um holandês: Max Rive fotografou a segunda maior geleira em território suíço - que lhe deu o Prêmio dos Curadores de 2021, pela performance que impressionou a crítica especializada. Foto: Divulgação

A paisagem representa um dos aspectos mais notórios e necessários para a compreensão do mundo em que vivemos. Aliás, é a melhor forma de compreender o espaço geográfico e suas inúmeras formas. A melhor forma, ao meu ver, é a partir de nossos sentidos. Visão, olfato, paladar.

Toda viagem é uma experiência que traz cheiros, sons, sabores e aspectos externos. Mas a visão é, geralmente, o mais preponderante dos sentidos quando falamos em compreensão da paisagem. E, se não for para se deslocar fisicamente, que seja através da fotografia. 

Todo ano, gênios e amadores da fotografia apresentam através de sua visão particular do mundo, a captura panorâmica mais sensacional no International Pano Awards, a maior competição de fotografia panorâmica do mundo.

Desde 2009 a Epson, empresa japonesa conhecida como uma das maiores fabricantes mundiais de impressoras e scanners, reconhece através dessa competição, em diversas categorias, as melhores fotografias do mundo, com prêmios de cerca de 15 mil dólares.

Categorias como: Fotografia do Ano, Fotografia Amadora do Ano, de natureza e de arquitetura, Digital Art, VR 360, Melhor Fotografia RAW (sem tratamento), entre outros.

Todas, sem exceção, são longos suspiros de perplexidade pela beleza do mundo em que habitamos. Veja os vencedores:

As paisagens mais fascinantes de 2021

LOUISIANA, EUA – A fotografia vencedora pertence ao fotógrafo americano Joshua Hermann. “Eternal Triangle” é obra do que batizou os ciprestes em um pântano da região em homenagem à canção homônima de Sonny Stitt.

As paisagens mais fascinantes de 2021

ALPES SUÍÇOS – A foto amadora do ano, além de vencedora absoluta da categoria de Paisagens Naturais da competição para fotógrafos não profissionais. “Shining Night”, foi um registro do austríaco Daniel Trippolt.

As paisagens mais fascinantes de 2021

LOUISIANA, EUA – A foto Raw (sem tratamento, crua) foi tirada pelo holandês Masel Van Oosten, e retrata o “Hidden Lake”, na Bacia de Atchafalaya em Louisiana, EUA. Marsel remou com caiaque entre os pântanos do lugar em Outubro, para obter as paletas quentes do local.

As paisagens mais fascinantes de 2021

GEAMANA, ROMÊNIA
– O fotógrafo romeno Gheorghe Popa e a “cidade submersa” em sua terra natal. O resultado, “Poison Madness”, levou a maior pontuação de uma imagem aérea do ano.

As paisagens mais fascinantes de 2021

TORRES DEL PAINE, PATAGÔNIA – O australiano Andrew Dickmann obteve a maior pontuação do ano para uma foto feita com smartphone neste seu registro de Torres del Paine, na Patagônia.

As paisagens mais fascinantes de 2021

ANTÁRTIDA A nota mais alta para imagem feita por um fotógrafo membro da Associação Internacional de Fotógrafos de Imprensa (IAPP) é deste clique “Gentoo Penguin Colony”, feita pelo americano Tom Schekels.