A titular da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), Jayana Nicaretta, defendeu em entrevista ao jornal O Globo a campanha do governo para prevenir a gravidez precoce com foco na abstinência sexual. A jovem, de 25 anos, foi quem sugeriu o lema “Pense duas vezes” como slogan da campanha – a frase definitiva ficará a cargo da empresa de publicidade responsável.

Segundo Jayana, que fez parte da equipe que ajudou a levantar dados sobre o assunto, é preciso conscientizar os jovens sobre a “parte ruim” do sexo. Ela afirma que “as músicas colocaram o sexo como uma atividade não humana” e que os jovens têm sido levados a pensar que “estão atrasados”, caso não tenham iniciado a vida sexual.

“As músicas só falam da parte boa da prática sexual, você não vê uma música falando de todas as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), ou do impacto da gravidez precoce. Não vemos nelas tudo que cerca o jovem ligado a essa parte ruim. O jovem não está refletindo, ele está fazendo porque é bom. E aí a gente vem na contramão, e é claro que vai gerar reação de espanto”, explicou Jayana ao jornal O Globo.

Na entrevista, ela ressalta o grande número de casos de gravidez de menores de 14 anos, que é considerado estupro de vulnerável. “De 2009 a 2011 houve 162 mil gravidezes com menores de 14 anos, 162 mil estupros de vulneráveis. É algo que vai muito além da opinião moral, não é religioso. Há jovens iniciando a vida sexual de forma muito precoce, não estão preparados e isso é chamado estupro de vulnerável, não tem outro nome”, disse Jayana.

A secretária da SNJ destaca ainda que o público-alvo da campanha são os jovens até 18 anos, com atenção principalmente as crianças com menos de 14 anos. “É óbvio que vai rolar essa discordância, pois as pessoas são livres. Em nenhum momento se diz ‘não pode mais ter a sua vida sexual da maneira que você quiser’. O jovem vai fazer ou não, coloca-se como uma opção”, afirmou.

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