Saúde da mulher

As melhores posições para uma noite de sono tranquila

Crédito: Pexels

Além de ser fundamental para a sobrevivência, o sono desempenha um papel importante no dia a dia das pessoas, e sua qualidade — ou a falta dela — possui um impacto direto na saúde e bem-estar.

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A posição em que se dorme pode ser a chave para lidar com alguns problemas de saúde e dores, além de melhorar a qualidade do sono. Apesar de não ser fácil, dormir em posições específicas pode trazer diversos benefícios ao organismo, e é uma atividade que deve ser aprendida gradualmente. Com informações do “Healthline”, saiba quais são as melhores posições para uma noite de sono de qualidade. 

Posição fetal

Além de ajudar com dores nas costas e ser a melhor posição para se dormir durante a gravidez, a posição fetal pode ajudar a diminuir o ronco

No entanto, é preciso se atentar para a posição correta: mantenha uma postura solta, para que sua respiração não seja comprometida enquanto dorme. Quem tem problemas com rigidez ou nas juntas pode acordar com dores, caso durma na posição fetal “encolhida”. Para certificar-se de que está confortável, tente relaxar e manter as pernas relativamente esticadas. O uso de um travesseiro entre os joelhos pode ajudar. 

De lado

Dormir em seu lado esquerdo pode trazer benefícios para a saúde. Além de diminuir roncos, essa posição ajuda na digestão e pode reduzir a azia. No entanto, pesquisas indicam que dormir do lado direito pode aumentar a azia e o refluxo. 

Apesar dos benefícios, dormir de lado também requer cuidados, pois essa posição pode causar um aumento nas linhas de expressão e rigidez nos ombros e na mandíbula, por isso, é importante escolher um travesseiro adequado. Para evitar dores lombares, alinhe os quadris com um travesseiro entre as pernas. 

Barriga para baixo

A posição pode ajudar a diminuir roncos e amenizar a apneia do sono, mas seus benefícios param por aí. Dormir de barriga para baixo pode causar dores no pescoço e nas costas — o que pode ser melhorado com o uso de um travesseiro na barriga —, além de sobrecarregar músculos e articulações. Para amenizar a pressão do pescoço, tente dormir com um travesseiro baixo, ou até mesmo sem travesseiro sob a cabeça.

Barriga para cima

Essa posição é a que mais oferece benefícios para o sono. Além de proteger a coluna, ela ainda pode aliviar dores nos joelhos e quadris. Um artigo da Cleveland Clinic, dos Estados Unidos, explica que dormir de barriga para cima usa a gravidade para manter o corpo em um alinhamento uniforme sobre a coluna, o que pode ajudar a reduzir qualquer pressão desnecessária nas costas ou nas articulações. Além disso, dormir de costas protege a pele de rugas causadas pela gravidade ou pelo atrito com o travesseiro. 

Por outro lado, dormir de costas pode ser difícil para quem já possui um histórico de roncos, apneia do sono e dores nas costas, o que torna importante manter uma postura correta e alinhada. Um travesseiro atrás dos joelhos pode ajudar a preservar a curva natural das costas.

Como dormir melhor

Problemas para dormir podem levar a condições graves de saúde. E o que muitos não sabem é que a privação de sono é mais do que apenas não dormir: a qualidade do sono também importa. 

Para garantir um sono de qualidade, introduza à sua rotina hábitos positivos, como:

• Evitar o excesso de cafeína;

• Exercitar-se regularmente;

• Estabelecer uma rotina noturna que a ajude a relaxar e se preparar para o sono.

Você não precisa mudar as posições que gosta de dormir caso sinta que não é necessário, mas lembre-se: ao acordar, você deve se sentir descansada e pronta para um novo dia.


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