O desaparecimento do jornalista saudita Jamal Khashoggi levou empresas e a mídia internacional a cancelar sua participação em uma importante conferência econômica na Arábia Saudita, conhecida como Davos do Deserto.
Esta conferência, organizada pelo fundo soberano da Arábia Saudita, está programada para entre 23 e 25 de outubro e seria um evento para melhorar a imagem do país e apresentar as reformas econômicas do príncipe herdeiro Mohamed bin Salman, considerado o homem forte do reino.
O encontro, chamado Future Investment Initiative, foi afetado pelo desaparecimento de Khashoggi, que poderia ter sido morto quando esteve no consulado saudita em Istambul em 2 de outubro.
Na sexta-feira passada, o site do congresso anunciava a participação, entre outros, do secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, e da diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde.
Mas o gabinete de Lagarde anunciou nesta terça-feira que a chefe do FMI adiaria sua viagem ao Oriente Médio, que incluiria a conferência em Riad.
Esta é a lista de cancelamentos até agora:
INSTITUIÇÕES INTERNACIONAIS
— Christine Lagarde, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI)
FINANÇAS
— John Flint, diretor-geral do HSBC
— Tidjane Thiam, diretor-geral do Crédit Suisse
— Ajay Banga, conselheiro delegado da MasterCard
HSBC, Crédit Suisse e MasterCard estão entre os oito “parceiros estratégicos” da conferência, ao lado da Siemens, cujo conselheiro delegado, Joe Kaeser, manteve por enquanto sua presença.
— Jamie Dimon, conselheiro delegado do JPMorgan Chase
— Larry Fink, conselheiro delegado do BlackRock
— Stephen Schwarzman, conselheiro delegado da Blackstone
— Bill Winters, diretor- geral do Standard Chartered
— Jean Lemierre, presidente do BNP Paribas
— Frédéric Oudéa, diretor-geral do Société Générale
INDÚSTRIA / TECNOLOGIA
— Bill Ford, presidente executivo da Ford
— Dara Khosrowshahi, conselheiro delegado da Uber
— Richard Branson, milionário britânico fundador do grupo Virgin
— Ariana Huffington, diretora do “Thrive Global”
— Diane Greene, diretora da divisão “cloud” do Google
IMPRENSA
— Bob Bakish, conselheiro delegado da Viacom
Vários grupos midiáticos (CNN, Bloomberg, The Economist, The New York Times, CNBC o The Financial Times) também cancelaram a participação de seus diretores ou jornalistas nas mesas redondas da conferência.