O debate deste domingo na Band mostrou que Simone Tebet (MDB) foi a melhor e que Bolsonaro (PL) foi o pior, mas uma disputa à parte entre Lula (PT) e Ciro Gomes (PDT) pode explicar porque o petista não conseguirá votos suficientes para vencer no primeiro turno como seus estrategistas esperam. Lula tem feito um esforço grande para atrair simpatizantes de Ciro ainda no primeiro turno, com o chamado voto útil, para tentar liquidar a fatura logo no dia 2 de outubro.

Os afagos de Lula a Ciro no debate tinham esse objetivo, mas o pedetista não caiu nessa armadilha e deixou claro ao petista que ele guarda profunda mágoa do PT, que vem da eleição de 2018. É que, mesmo preso em Curitiba, Lula fez de tudo para minar os acordos de apoio de líderes do PSB do Nordeste a Ciro, inviabilizando uma arrancada do candidato cearense.

Foi por essa puxada de tapete de Lula que levou Ciro a não trabalhar pela eleição de Haddad, candidato petista a presidente em 2018, que disputou o segundo turno contra Bolsonaro. O pedetista preferiu viajar para Paris e não ficar no Brasil para pedir votos para Haddad. Lula, inclusive, lembrou esse episódio no debate de ontem na Band. Mas Ciro já deixou claro que não apoiará o PT de forma alguma novamente, nem mesmo no segundo turno. Afinal, o cearense mantém sua postura de ataques a Lula, sempre que pode, dizendo que as ideias do petista envelheceram.

A verdade é que nem Lula e nem Bolsonaro, os dois líderes nas pesquisas, ganharam no debate da Band. O petista ficou na defensiva por causa da questão da corrupção e o capitão destilou, mais uma vez, o ódio que sente das mulheres, ao atacar a jornalista Vera Magalhães.

Assim, quem de fato tirou proveito do debate foi Simone Tebet. A senadora falou do orçamento secreto e dos erros de Bolsonaro no combate à pandemia, ao mesmo tempo em que não deu folga a Lula, lembrando do mensalão e do petrolão. É necessário saber se as próximas pesquisas refletirão esse desempenho favorável da candidata do MDB. Afinal, falta 30 dias para as eleições e, talvez, ela esteja mostrando sua cara tarde demais.