27/10/2024 - 18:59
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), teve duas vitórias importantes sobre Jair Bolsonaro (PL), seu adversário político no campo da direita, no segundo turno das eleições municipais no estado.
Em Goiânia e Aparecida de Goiânia, as duas maiores cidades goianas, aliados de Caiado foram eleitos neste domingo, 27, em embates contra colegas de partido do ex-presidente.
Na capital, Sandro Mabel (União) foi eleito com 55,53% dos votos válidos depois de terminar o primeiro turno atrás do bolsonarista Fred Rodrigues (PL). A virada aconteceu mesmo com participações de Bolsonaro na campanha de rua e de televisão do apadrinhado.
Em Aparecida, Leandro Vilela (MDB) se elegeu com 63,60%, derrotando Professor Alcides (PL).
Rivalidade na direita
Aliados em outros momentos, Bolsonaro e Caiado voltaram a se estranhar neste ano de eleições municipais.
Ainda na pré-campanha, o governador se declarou pré-candidato a presidente em 2026, com o intuito de representar a oposição ao presidente Lula (PT). A declaração desagradou ao ex-presidente, que confia na reversão da própria inelegibilidade para voltar a representar esse campo no pleito e teria a condição ameaçada pelos planos de um direitista que não é radical.
Diante da cisão, os dois lançaram candidatos à prefeitura de Goiânia e, em comício de seu aliado, Bolsonaro chegou a chamar Caiado de covarde ao se referir à postura do político na pandemia de covid-19 — médico, o mandatário goiano seguiu as recomendações dos órgãos mundiais de saúde para gerir a crise no estado, enquanto o então chefe do Planalto minimizava os riscos da doença.
Com as eleições de seus ungidos nas maiores cidades, Caiado demonstra força eleitoral no próprio terreno e ganha capital político para disputar a preferência da direita em 2026.