Notícias curiosas ou divertidas registradas pela AFP durante a Copa do Mundo da Rússia-2018:

– Alma alviceleste em Bangladesh

Não foi em Buenos Aires, nem em Rosário, ou Córdoba, as principais cidades argentinas. A maior comemoração alviceleste pela classificação para as oitavas de final da seleção de Lionel Messi aconteceu a 16.700 quilômetros da capital argentina, em Daca, capital de Bangladesh. As imagens da comemoração de centenas de pessoas com camisas e bandeiras alvicelestes surpreenderam a Argentina, onde viralizaram.

– Lesionado por causa do colchão?

O lateral esquerdo da seleção brasileira Marcelo foi substituído na vitória por 2-0 contra a Sérvia com um “espasmo muscular na coluna”. O técnico Tite não soube explicar o ocorrido e se limitou a dizer que a coluna do jogador estava “travada”. Em sua passagem pela zona mista do estádio de Spartak, o médico Rodrigo Lesmar foi questionado sobre o problema físico do jogador e apontou uma possível causa desse espasmo: “Está muito cedo para dar uma previsão. Talvez tenha relação com o colchão um pouco mais macio no hotel”. Agora a seleção espera que Marcelo possa se recuperar para a partida contra o México pelas oitavas.

– Manolo sem o bumbo

O torcedor mais conhecido da ‘Roja’, ‘Manolo, o do bumbo’ enfrentou na Rússia as estritas medidas de segurança da Fifa, que o impedem de entrar com seu característico instrumento musical nos estádios. “Fomos em três partidas e só me deixaram (entrar) em uma” com o bumbo no estádio, explicou o torcedor mais conhecido da seleção espanhola aos jornalistas de seu país. Há 10 Copas do Mundo Manolo leva seu bumbo para animar a ‘Roja’ e, diante do problema, não hesitou em pedir ajuda até ao chefe de Governo espanhol, Pedro Sánchez, para que falasse com a Fifa.

– Comemoração com festa

O gol de Yerry Mina classificou a Colômbia para as oitavas da Copa do Mundo como líder do Grupo H e merecia uma comemoração. O jornal britânico The Sun destacou essa celebração como “divertida” e a comparou com “o estilo Ali G”, em alusão a um personagem satírico popularizado pelo ator inglês Sacha Baron Cohen. Os jogadores ficaram em fila com as mãos dadas, como uma cadeia, que começou na bandeira do escanteio, e fizeram uma breve “performance” como uma onda com os braços.

– ‘O idiota do dia’

O francês Adil Rami publicou em sua conta do Instagram uma foto sua correndo em um treinamento com Benjamin Pavard, a quem chamou de “soldado” no texto. Nas redes sociais recebeu vários comentários e um deles o fez reagir: “Sabia que você era gay”, escreveu um internauta, em uma mensagem com erros de ortografia. A isso, Rami respondeu: “A sua estupidez é proporcional a sua ortografia #oidiotadodia #bomdia”.

– Nem tão tímido

N’Golo Kanté, um dos melhores jogadores da França na fase de grupos, é um homem tímido, que não gosta de chamar atenção. Ao seu companheiro de equipe Samuel Umtiti perguntaram se já o havia visto solto e relaxado, ao que o jogador do Barcelona aproveitou para revelar situações divertidas da concentração: “Sim, já o vi se soltando. Até o vi trapaceando em um jogo de cartas. Sei que você está assistindo isso, então estou falando. Ele é ótimo, se irrita poucas vezes, sempre está sorridente. Mas sim, eu o vi se soltando, especialmente quando estamos jogando videogame”.

bur-gr-nn-dr/psr/cb/mvv