Notícias curiosas ou divertidas registradas pela AFP no decorrer da Copa do Mundo da Rússia-2018.

– Jogo limpo mesmo

Os torcedores japoneses costumam recolher o lixo deixado durante o jogos que assistem nos estádios, mas na próxima partida de sua seleção, em Ecaterimburgo, talvez as arquibancadas fiquem mais limpas do que nunca: seu adversário será o Senegal, cujos torcedores, na terça, também limparam tudo depois da vitória de 2 a 1 sobre a Polônia.

– Sedentos

Durante a partida contra Portugal, o meio-campo marroquino Nordin Amrabat pediu à comissão técnica que lhe desse um pouco de água para aplacar sua sede. Viu que o árbitro de linha o olhava fixamente e entendeu a mensagem: também estava com sede. O árbitro assistente pensou por um momento antes de aceitar a oferta do jogador.

– Generais do século XIX

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

A Academia de Belas Artes de São Petersburgo também se rendeu à febre do futebol que atravessa a Rússia durante a Copa do Mundo: desde quarta-feira há retratos de astros do futebol como Diego Maradona, Zinedine Zidane, Ronaldo e Francesco Totti representados como generais do século XIX.

O autor é o artista italiano Fabrizio Birimbelli, que afirma ter se inspirado em imagens de oficiais da Marinha britânica do mesmo período. O projeto nasceu de uma “piada” há três anos, quando representou um amigo como um personagem do século XIX. Para Birimbelli, é um sonho poder expor na cidade do Museu Hermitage, uma das mais prestigiadas galerias de arte do mundo.

– Autógrafos mundiais

Um torcedor marroquino decidiu levar de lembrança uma camisa de sua seleção e ao mesmo tempo um reflexo de todo o mundo. E para isso decidiu procurar os torcedores do maior número possível de países para assiná-la. Nesta quarta-feira, no estádio Luzhniki, conseguiu que torcedores australianos, brasileiros, mexicanos e letões deixassem sua assinatura na camisa branca, como se fossem estrelas do futebol dando autógrafos.

– França campeã?

A empresa Lloyd’s, especialista global do setor de seguros, realizou um estudo que foi apresentado nesta quarta-feira e que, com base no valor total assegurado dos jogadores, faz uma previsão: a França derrotará a Alemanha na final.

A marca de seguros atribuiu a cada jogador um valor através da idade, posição e nacionalidade, fazendo também uma estimativa dos ganhos futuros dos jogadores. A juventude dos Bleus, com jovens como Kylian Mbappé e Ousmane Dembélé, coloca a equipe francesa à frente do ranking, com um valor total de 1,6 bilhão de euros, de acordo com seus padrões.

Somente a Alemanha, a Inglaterra e o Brasil estão próximos nessa classificação.

Lloyd’s fez um estudo semelhante antes da Copa do Mundo no Brasil-2014 e acertou na conquista do título pela Alemanha.

– ‘Baby Jet’

Os jogadores da Dinamarca colaboraram financeiramente para que seu companheiro de equipe Jonas Knudsen pudesse fazer uma rápida viagem de ida e volta a seu próprio país para ver sua filha que nasceu algumas semanas antes da data marcada. Knudsen partiu na sexta-feira, véspera da vitória por 1 a 0 na estreia contra o Peru, partida em que não jogou, e voltou para a Rússia na segunda-feira.


“Somos seres humanos e não jogadores de futebol. Eu mesmo sou pai. Queríamos dar a ele um presente, fizemos todo o possível para que fosse para casa”, explicou o goleiro dinamarquês Kasper Schmeichel.

bur-dr/psr/mr/cb


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias