Nos meses mais quentes do ano os cruzeiros se tornam uma opção muito atraente para os turistas em busca de lazer. Ano a ano, o Brasil apresenta crescimentos significativos no setor, que por sua vez oferece cada vez mais extravagâncias dentro das embarcações, além da variedade de destinos visitados.

As atrações mais inimagináveis são oferecidas nestes navios, de forma que muitas vezes o próprio usufruto do que é oferecido dentro do cruzeiro seja mais atraente do que as praias e cidades litorâneas visitadas. Entre as inesgotáveis atividades que podem ser feitas, estão instalações aquáticas diversificadas, spas que oferecem tratamentos diferenciados, experiências gastronômicas e uma infinidade de atrações musicais e de entretenimento oferecidas, inclusive, com a ajuda da inteligência artificial e da tecnologia.

“O Brasil já está na rota dos cruzeiros mais modernos do mundo” Aldo Leone Filho, presidente da Agaxtur e especialista em cruzeiros, ao lado da esposa Patty Leone

Para a temporada de 2018/2019, que compreende os meses entre novembro e março, o ministério do Turismo contabilizou a expressiva taxa de 100% de ocupação de leitos nas embarcações, movimento que gerou impacto de aproximadamente R$ 2,08 bilhões na economia do País. Para a atual temporada, a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos estima que o setor cresça aproximadamente 5,7%, o que empurraria o mercado para mais de R$ 2,2 bilhões.

Mesmo com os atuais números animadores para o setor, o País está em recuperação no mercado de cruzeiros. Em 2010, 20 navios vieram à costa brasileira, enquanto apenas oito virão nesta temporada e nove já estão confirmados para a próxima. Para Aldo Leone Filho, presidente da agência de turismo Agaxtur e especialista em cruzeiros, a diminuição ao longo da década pode ser atribuída à crise financeira que o Brasil enfrentou no período, mas que o País já atrai experiências de ponta no setor. “O Brasil está na rota dos navios mais modernos. O boom existe sim e tem muita coisa legal acontecendo”, conta.

Aldo explica que com a imensa variedade de destinos, duração dos roteiros, atrações dentro do navio e tamanhos variados, a figura do agente de turismo também cresce muito. Ele afirma que 81% dos turistas estão procurando tais profissionais para escolher o cruzeiro mais adequado para às férias. “Se eu te falar que tem pista de kart dentro de um navio você nem vai acreditar”, conta sobre o Norwegian Encore, visitado em dezembro, que além do pequeno kartodromo oferece um espaço com laser tag. No navio, existe uma ala dedicada a solteiros, incluindo um lounge especialmente para este público – uma espécie de tinder dos navios.

Luxos marítimos

Nos cruzeiros de ponta, atrações que dificilmente podem ser desfrutadas em terra firme são oferecidas irrestritamente aos turistas. No MSC Grandiosa, um moderníssimo navio inaugurado recentemente e que virá ao Brasil na temporada 2020/2021, estão programados até espetáculos do Cirque du Soleil. A linha de navios conta com um Yatch Club, que permite aos visitantes a experiência de um Iate dentro da embarcação. Na rede Costa Cruzeiros, o Samsara Spa é oferecido com uma série de tratamentos especializados. Os serviços diferenciados são a talassoterapia, com banhos de água salgada enriquecida com sais do Mar Morto, e a massagem ayurvédica, que busca restaurar o equilibro estimulando todas as áreas do corpo.

Seja qual for a escolha do turista, ele estará bem servido. O setor é especializado o suficiente para atrair todo tipo de público e crescer cada vez mais, aproveitando o potencial tropical e turístico do Brasil, proporcionando ainda diferentes experiências aos viajantes.