Carro chefe da Rede Globo, com dezenas de anunciantes e milhões de reais envolvidos, o Big Brother Brasil, estreia nesta segunda-feira, 17. Goste ou não, o produto com mais de duas décadas no ar é um case de sucesso. Todos os anos passa por grandes reformulações. A mais nova, e talvez, a que lhe rendeu alguns anos a mais de vida com um bom índice de audiência foi a escalação de famosos no elenco da casa mais vigiada do Brasil.

Alguns conseguiram surfar na onda do programa como Manu Gavassi e Babu Santana, outros acabaram sendo engolidos e cancelados, como o caso de Karol Conká. O que não restou dúvidas, porém, foi o poder e o controle que as redes sociais tem nesses casos específicos para elevar um simples desconhecido ao patamar de uma das maiores celebridades do país, como o caso da última ganhadora do programa Juliette Freire.

Na sexta-feira, 14, começou a ser anunciado o elenco do reality show. Primeiro, o time que vai integrar o grupo pipoca, ou seja, as pessoas desconhecidas. A primeira foi a médica de Goiás Laís. Antes do anúncio a doutora tinha pouco mais de 16 mil seguidores, 5 minutos após a divulgação do nome, ela tinha 40 mil, menos de um minuto ela somou mais 10 mil, e hoje contabiliza 465 mil seguidores.

É no mínimo bizarro como o brasileiro consegue eleger uma pessoa que não conhece, nunca viu, não sabe como a pessoa é, seus objetivos, seus sonhos, metas, ou até mesmo sua posição política – visto que isso importa ultimamente para fazer uma amizade – a influenciador. Com essa quantidade de seguidores, a médica, por exemplo, pode fecha campanhas publicitárias milionárias com grandes marcas. Ela pode ficar apenas uma semana no reality que sairá com uma vida garantida – isso tudo com apenas um clique em um botão de “seguir”.

O programa ainda nem começou, mas já surgiu um dos protagonistas para os telespectadores. O nome dele é Vinicius. Bacharel em Direito, o cearense se autointitula “influenciador de baixa renda”, ultrapassou 1 milhão de seguidores no Instagram em menos de 24 horas desde seu anúncio no reality. Para efeito de comparação, Juliette, campeã da edição passada, só chegou à marca milionária cinco dias depois da estreia do programa.

Entre os famosos que participarão dessa edição, Vinicius, que as pessoas ainda não conhecem, já ultrapassou a cantora e atriz Linn da Quebrada (329 mil), o ator nacionalmente conhecido Douglas Silva (350 mil) e o atleta olímpico Paulo André Camilo (87 mil). O insta do garoto está tendo falhas por conta dos inúmeros acessos de seguidores que a página recebe. Nesta segunda-feira, 17, o Instagram de Vinicius ultrapassou a marca de 2 milhões de seguidores, que ele já os apelidou carinhosamente de Lampiões. (Assim como Juliette apelidou os fãs de cactos).

Mas dentro do programa ele será um protagonista como em suas redes sociais, ou será uma planta? O fato é que as pessoas o seguem sem ao menos saber quem a pessoa é. Seguir exatamente o que? Ou por qual motivo? As pessoas devem seguir e devem alçar ao posto de influenciador, pessoas que realmente façam a diferença, que influenciam em decisões importantes, ou que se conecte com algo pessoal, não apenas por que faz parte do elenco de um reality show. E se ao entrar na casa o participante for contra os seus princípios? Suas morais? é só apertar o botão e parar de seguir. Fácil demais.