Estudo recente feito pela Emplifi, plataforma líder em Social Marketing, revelou que os gastos com as redes sociais no primeiro trimestre de 2022 tiveram aumento de 21%, se comparado com o mesmo período de 2021 – um gasto médio de US$3.631 com anúncios nos primeiros três meses do ano. Nunca foi tão importante investir em tráfego pago para gerar mais vendas e negócios. Afinal, de que adianta ter um site ou uma rede social bonita se não tem ninguém acessando?

Philippe Werner, dono da Ads World, já imaginava o cenário atual quando investiu nesse ramo. À frente da Ads World, empresa criada em 2018, especializada em anúncios online, ele atualmente presta serviços para mais de 400 clientes no Brasil e no exterior, interessados nos negócios que conseguem fechar por meio dos anúncios online. “Nossa equipe tem mais de 20 especialistas de Marketing e mais de 10 produtores indiretos que ajudam na criação de criativos, sites, copywriters e demais tarefas essenciais para deixar tudo rodando perfeitamente”, orgulha-se Philippe Werner, que atua em países como Londres, Holanda, Portugal, Suíça e Espanha.

Antes de se tornar referência em tráfego pago, de 2012 a 2015, Philippe Werner trabalhou vendendo, para algumas lojas, amigos e conhecidos de academias, os suplementos que comprava de empresas nacionais e internacionais. “Conheci o mercado digital e comecei a fazer os primeiros anúncios online. Fui me profissionalizando no setor e enxergando nele uma ótima oportunidade para vender qualquer produto, para qualquer empresa, fazendo-as aumentar suas vendas por meio da Internet”, recorda-se ele.

Durante sua jornada, o empresário sempre esteve atento aos movimentos do mercado, se capacitando para ser sempre o eleito de seus clientes. “Por mais que você tenha a mobilidade de trabalhar online, é preciso trabalhar muito mais, pois você não tem horário, e deve se comprometer em trazer resultados para os seus clientes, dia após dia. As atualizações constantes do mercado exigem que estejamos sempre ligados nas novidades, pois esse mundo tecnológico está em constante transformação”, ressalta Philippe Werner.

Segmentação e TikTok encareceram anúncios

Se antes se gastava menos com anúncios, hoje é preciso gastar mais para atingir o mesmo número de pessoas. E todo esse processo encarece. “Há cinco anos, os anúncios não tinham um custo tão elevado como hoje. Para atingir a mesma quantidade de pessoas que se atingia antes, talvez estejamos gastando até 3 vezes mais. Antigamente, não havia tanta segmentação e tantas opções para gerar leads e atingir pessoas e, assim, era mais simples realizar os anúncios dentro das plataformas”, observa o dono da Ads World.

Novas redes sociais, como o TikTok, também têm exigido, de acordo com Philippe Werner, mais recursos para vencer a competição pela atenção do público-alvo. “A plataforma do Tik Tok mostrou para todos anunciantes que os vídeos são de grande importância para fazer anúncios, exigindo, assim, que os investimentos nesses recursos sejam ainda maiores e talvez os mais importantes. Por isso está se usando tanto anúncios de vídeo dentro do Instagram, pois a plataforma é disparada a melhor do mercado, e que traz maiores resultados para os anunciantes”.

E, para quem quer seguir a profissão de gestor de tráfego, Philippe Werner não vê outro caminho que não seja de muito estudo: “O melhor jeito de você começar a estudar sobre tráfego pago é absorver conteúdos gratuitos, pesquisando por fóruns no Google, comunidades no Facebook, perfis no Instagram e também no YouTube, onde está a maior disponibilidade de conteúdo em vídeos da atualidade e crescendo cada vez mais a cada dia. Fique, portanto, sempre atento às tendências e novidades desse mercado”, conclui o empresário.