Artistas se mobilizam pela transferência de elefante de SP para santuário no MT 

Através de abaixo-assinado, famosos questionam a prefeitura de Sorocaba e pedem que seja cumprida a determinação da Justiça

Reprodução/Instagram.
Bianca Bin / Cleo Pires / Xuxa Meneghel. Foto: Reprodução/Instagram.

Artistas estão se mobilizando pela transferência do elefante Sandro do Zoológico de Sorocaba, no interior de São Paulo, para um santuário no Mato Grosso, através de criação de abaixo-assinado publicado pela atriz Bianca Bin e a Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda).

O manifesto foi publicado no início deste mês no site Change.org e já acumula cerca de 22 mil assinaturas, incluindo nomes como Xuxa Meneghel, Cleo Pires e Luana Piovani. Nele, os artistas questionam a decisão da Prefeitura de Sorocaba em manter o elefante no zoológico, mesmo após a Justiça ter decidido, em abril deste ano, a favor da sua mudança.

No abaixo-assinado, famosos dizem estar “desapontados com a postura adotada” e reivindicam “a cessação imediata de quaisquer medidas procrastinatórias que apenas prolongam o sofrimento de Sandro”.

Ação judicial

A discussão sobre as condições do animal e a possível transferência já tramita na Justiça há quatro anos. Entidades dos direitos dos animais e o Ministério Público estadual (MPSP) entraram com o pedido de transferência, alegando falta de infraestrutura do Zoológico de Sorocaba para abrigar mamíferos de grande porte e o isolamento de Sandro, que é o único elefante a viver no local.

Inicialmente, a transferência havia sido negada sob o argumento de que o deslocamento poderia representar um risco à saúde do animal.

Desde 2020, o MPSP vem argumentando que Sandro está isolado em Sorocaba, sem a companhia de outro animal da mesma espécie. Para a Promotoria, essa condição, somada à limitação de espaço e o estresse pela exposição contínua a visitantes, compromete seriamente o bem-estar do animal.

A alegação ganhou reforço após conclusão de laudo que apontou que as condições de infraestrutura do local seriam insuficientes para garantir boas condições de vida para o animal.

O Santuário de Elefantes Brasil (SEB), localizado em Chapada dos Guimarães, Mato Grosso, é apontado como o destino capaz de dar boas condições de vida ao mamífero. Trata-se do primeiro e único santuário de elefantes da América Latina, abrigando elefantes resgatados de circos e zoológicos. O local foi adequado para proporcionar um ambiente de vida livre, ideal para a recuperação física e emocional dos animais.

“O santuário mato-grossense, por outro lado, apresenta estrutura mais compatível com as necessidades do elefante, dispondo de amplo espaço e estrutura física, manejo especializado e possibilidade de convivência adequada com outros animais de sua espécie. Além disso, o local não permite contato intenso com o público”, diz um trecho redigido pelo MPSP na petição inicial pela transferência.

Em julho, três meses após a decisão judicial que determinou a transferência do elefante Sandro, a Prefeitura de Sorocaba recorreu e conseguiu impedir, temporariamente, que o animal deixasse o zoológico da cidade. A administração questionou as críticas à infraestrutura do local e enfatizou os riscos que a transferência pode provocar à saúde do animal.

Abaixo-assinado

Artistas do mundo da dramaturgia e da música, além de ativistas, já manifestaram seu apoio à causa e assinaram o documento que pede a transferência do elefante para o santuário, como Alinne Moraes, Carmo Dalla Vecchia, Emiliano D’Avila, Eriberto Leão, Fafy Siqueira, Glória Pires, Jeniffer Nascimento, Lúcia Veríssimo, Luís Miranda, Paula Burlamaqui, Rainer Cadete e Sergio Guizé.

Confira a lista de artistas clicando aqui!