SÃO PAULO, 10 JUN (ANSA) – Por Luciana Ribeiro – Em homenagem ao sétimo centenário da morte de Dante Alighieri (1265-1321), o artista plástico brasileiro Claudio Canato vai inaugurar neste ano um mural inspirado na obra-prima do sumo poeta, a “Divina Comédia”.   

A pintura fica no Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, que já conta com três murais ilustrando a viagem do poeta pelo Inferno, Purgatório e Paraíso.   

Ex-aluno do Dante, Canato foi convidado em 2010 para decorar as paredes do salão principal da escola. Após três anos de trabalho, o artista plástico entregou dois murais, ambos com 32 metros quadrados, com releituras do Inferno e do Purgatório.   

Já a terceira obra foi desenhada entre 2014 e 2015 e explora o Paraíso em uma parede de 24 metros quadrados. “Nesse processo todo, o mais difícil era decidir o que deixar de fora. Isso é muito louco em uma obra desse tamanho porque você quer colocar tudo”, diz Canato à ANSA, explicando que ele se inspirou em grandes nomes da arte italiana, como Sandro Botticelli (1445-1510).   

“Nos desenhos que ele fez da Divina Comédia, ele usou várias vezes o Dante pontuando a própria viagem”, acrescenta o artista brasileiro.   

Atualmente, Canato trabalha em seu quarto mural, que encerrará o ciclo do Paraíso e foi batizado de “Empireo”, morada de Deus na obra de Dante. A expectativa é de que a pintura fique pronta em setembro para celebrar os 700 anos da morte do sumo poeta, “uma inspiração sem tamanho” para o brasileiro.   

Para fazer a releitura, o artista primeiramente se aprofundou na obra de Dante para depois pensar nos desenhos, até formar uma composição com outras figuras. De acordo com ele, retratar a “Divina Comédia” é “um prato cheio para todo artista”, ainda mais por ser uma “obra muito imagética, com todo o cenário e os personagens quase que prontos”.   

O artista brasileiro explica que muitas boas ideias surgem principalmente pelo dia a dia com os alunos e os professores.   

“Essa troca foi muito rica, inclusive para o mural. Coisas que a gente conversou no corredor, e eu achei legal, acabei colocando na parede, ideias de alunos, inclusive”, diz Canato.   

Visita 360º – Assim que o painel for finalizado, o Colégio Dante Alighieri terá uma das maiores pinturas da “Divina Comédia” no mundo inteiro, totalizando mais de 100 metros quadrados. Para a obra não ficar restrita a alunos e professores, a instituição estuda a possibilidade de abrir visitas virtuais para os amantes do poema.   

“Estamos fazendo uma série de captações dessas imagens, com diversas tecnologias, e a gente vai tentar até o final desse novo mural ter uma vista 360 graus, uma visita virtual para as pessoas poderem visitar, não só vindo aqui, mas entrando no site”, revela Canato.   

A ideia é “deixar um legado não só com imagens, mas também por escrito, para as futuras gerações terem acesso”. Com isso, Canato deseja disponibilizar “algo a mais” do que apenas uma descrição dos murais, como por exemplo o significado da obra, da viagem de Dante e dos símbolos escondidos, para que as pessoas consigam se aprofundar na história.   

“Eu descobri uma nova função para a pintura, que é o ensinar. O mural virou uma ferramenta de educação, e eu o preencho de conteúdo e disponibilizo isso para os alunos e professores, que podem usar o mural como ponto de partida para diversas discussões em todas as matérias”, explica. (ANSA)