11/11/2024 - 20:12
A curadora e artista plástica Alcinda Saphira promove neste período de G20 uma série de eventos culturais e educacionais no Rio.
Brasileira radicada nos Estados Unidos há 30 anos, Alcinda é sócia da Saphira & Ventura Gallery, em Nova Iorque, e fundadora do Instituto Bienal Amazônia.
Ao lado de Marcia Marschhausen, Saphira é a curadora da exposição “Somos Todos Amazônia – por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, que ocupará o Espaço Cultural da Marinha a partir do dia 13 e abre a celebração da Bienal Amazônia (novembro 2025, em Belém).
“Somos todos Amazônia” visa a promover a cultura brasileira, especialmente a indígena, a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, e conscientizar sobre a importância dos cinco biomas.
A exposição conta com obras de artistas de diferentes regiões do Brasil e internacionais, que priorizam o trabalho com materiais orgânicos.
Com instalações interativas, com murais com sensores, será possível se transportar para a Amazônia e ouvir o som dos pássaros e conhecer as aves da região.
Em outra obra, ao pisar na onda, o visitante ouve o barulho do mar. “O artista precisa estar atento às mudanças no próprio mercado de arte, onde a tecnologia se integra e se intensifica para tornar sua obra mais interativa no processo do fine arte, e também se contrapõe com os trabalhos”, diz Alcinda.
Serviço:
“Somos Todos Amazônia – por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável” – curadoria de Alcinda Saphira e Marcia Marschhausen
Espaço Cultural da Marinha
Abertura: 13/11
Horário: 10h às 17h
Entrada Franca