SÃO PAULO, 6 JUN (ANSA) – O artista italiano Salvatore Garau vendeu uma “escultura invisível” em um leilão online por 15 mil euros (cerca de R$ 92,1 mil). A “obra” Io Sono, vendida pelo Art-Rite de Milão, só existe na cabeça do artista e o comprador apenas levou um certificado de aquisição e a indicação de que a “peça” deve ficar em um espaço de 1,5m x 1,5m.   

Após a repercussão polêmica tanto no mundo da arte como no dos leilões, Garau defendeu que se sente “como David contra Golias” ao fazer a arte do “vazio”.   

“Eu queria entender porque o mundo da arte, e não apenas, ficou escandalizado pela venda em leilão de uma das minhas esculturas invisíveis e porque a operação teve tantas discussões.   

Sinceramente, acho uma cifra irrisória. Talvez 15 mil euros pelo vazio tem um peso superior a diversos milhões de euros por um cheio”, disse ao portal italiano “Arte Magazine”.   

Garau tem a meta de “criar” sete obras invisíveis e “inaugurou” a terceira delas em Nova York. O artista quer levar sua arte par mais cidades do mundo.   

“A polêmica demonstra a vitalidade que a minha obra gerou. Mas, eu não fui tão original. Já tem muito nada que é vendido por qualquer valor, e ninguém dá bola”, acrescentou. (ANSA).   

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias