Duas vezes medalhista olímpico nas argolas, incluindo um ouro, em Londres 2012, o ginasta Arthur Zanetti e sua esposa, Jéssica Zanetti, enfrentaram juntos um grande desafio pessoal: o de lidar com o diagnóstico de um tipo de câncer do sangue, o mieloma múltiplo, que acometeu Jéssica, há dois anos, época em que estava grávida do pequeno Liam.


+ Beijo: simples sinal de afeto leva menina para o hospital após infecção
+ Os mais invejosos do zodíaco: 5 signos que têm inveja dos amigos
+ 10 alimentos ricos em vitamina D para sua saúde


Para alertar em prol da causa, o casal está engajado na Consulta Pública da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (CONITEC), que pode incluir novas terapias no SUS. Disponível por 20 dias, o processo é aberto ao público. Para participar, basta acessar o link e opinar.


A jornada de Jéssica Zanetti com o mieloma múltiplo começou há cerca de dois anos, com sintomas durante a gestação, passou pelo duro impacto de lidar com o diagnóstico de um câncer, até a realização do transplante de medula. Outra etapa enfrentada por Jessi é uma das mais desafiadoras para quem tem a doença: a busca pela manutenção do tratamento contínuo e adequado.


– Eu, que sou paciente de mieloma múltiplo, encaro esse período da Consulta Pública como uma janela de oportunidade aos pacientes. Por meio da participação de toda a sociedade civil, as pessoas podem opinar e ajudar para que tratamentos mais modernos possam estar cada vez mais ao alcance de um número maior de pacientes que têm esse tipo de câncer, principalmente via SUS – destacou Jéssica Zanetti.