Assim como esperado, Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito presidente da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (1º). O parlamentar contou com o apoio de partidos que incluem o PT, de Lula, e o PL de Jair Bolsonaro. O mandato para o cargo é de dois anos.
Para se ter uma ideia do tamanho do suporte alcançado por Lira, o bloco que apoiou o deputado representa 464 dos 513 parlamentares da Câmara. Apenas PSOL, Rede e o Novo ficaram de fora. Os outros candidatos foram Chico Alencar (PSOL-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RJ).

Câmara dos Deputados em sessão de posse dos parlamentares (Foto: Bruno Espada)
Mais cedo antes da posse, Arthur Lira levou um susto após seu pai, Benedito Lara (PP), passar mal e desmaiar na Câmara. A sessão foi interrompida e o prefeito de Barra de São Miguel (AL) foi socorrido pela equipe médica da Casa. Na sequência, Benedito, de 80 anos, foi levado de ambulância a um hospital de Brasília.
O deputado federal Arthur Lira, presidia a sessão de posse das deputadas e deputados, quando o seu pai, Benedito Lira, ex-senador e prefeito de Barra de São Miguel (AL) passou mal. Retomada a sessão, todos já devidamente empossados.
Fonte: Agência Câmara de Notícias pic.twitter.com/t63sOyxm5S— carlossergiocp3 (@carlossergioM) February 1, 2023