Após críticas de que teria viajado para fazer turismo sexual na Ucrânia, o deputado estadual Arthur do Val (Podemos) divulgou, no domingo (6), um vídeo sobre sua passagem pela Europa. Na gravação, o parlamentar, também conhecido como Mamãe Falei, disse que quer “ser julgado” pelo que fez, não pelo que não fez.

+ São fáceis porque são pobres, diz Arthur do Val sobre ucranianas
+ Namorada de Arthur do Val termina relacionamento pelas redes sociais após declarações sexistas
+ Arthur do Val retira pré-candidatura ao governo de SP após áudios machistas

“Falar que eu fui para lá para fazer turismo sexual ou outro tipo de coisa… Por favor, assista o vídeo e tire a sua própria conclusão”, afirmou. Na sexta-feira (4), áudios de Arthur do Val afirmando que as mulheres na Ucrânia “são fáceis porque são pobres” foram vazados.

Após a repercussão negativa do caso, o deputado pediu desculpas e retirou sua pré-candidatura ao governo de São Paulo.

No vídeo divulgado no domingo (6), Arthur aparece comprando doações na Eslováquia e entregando os suplementos na Ucrânia. Ele e o coordenador do MBL (Movimento Brasil Livre) Renan Santos também aparecem alojados em instalações improvisadas no lado ucraniano. Parte das imagens são borradas para não identificar pessoas e lugares visitados.

O vídeo mostra ainda uma refugiada chorando na fronteira e uma fila de triagem na saída da Ucrânia. “A gente fez arrecadação, a gente comprou as coisas, coordenou comboio, dirigiu”, afirma Arthur. Na gravação, um jornalista eslovaco elogia as atividades dele durante a viagem.

https://www.instagram.com/p/CazYuhKMFRe/