A artesã Carla Bestetti, residente de Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul, conseguiu no dia 9 de setembro atingir a marca de mil seguidores no Instagram, após dois anos trabalhando ativamente na plataforma. Para comemorar, ela fez um bolo. Porém, logo depois, perdeu dois seguidores. Então a sua filha Dani Bestetti, de 23 anos, resolveu fazer um apelo no X (antigo Twitter) que viralizou.

Resumo:

  • Para tentar animar a mãe, Dani pediu ajuda no X para que ela alcançasse de novo mil seguidores;
  • A publicação teve grande repercussão e, até o momento, Carla conseguiu mais de 50 mil;
  • Isso também ajudou no aumento das suas encomendas.

Em entrevista à ISTOÉ, Carla relatou que ficou triste com a situação e se sentiu envergonhada, porque havia publicado tanto foto quanto story do bolo em comemoração aos mil seguidores.

A jovem Dani ficou preocupada com a reação da mãe e conversou com um amigo. “Ele disse que iria segui-la e me deu a sugestão de fazer uma publicação no X para tentar recuperar os seguidores”, relatou. No dia 11 de setembro, ela escreveu na plataforma: “Gente, eu estou com muita dó. Minha mãe ficou toda feliz e comemorou ao atingir mil seguidores no Instagram de artesanato dela. Fez um bolinho, reels e sessão de fotos. Ai hoje recebeu dois unfollows. Pedi para um amigo seguir e só falta mais um. Ajudem ai”.

De maneira surpreendente, a publicação começou a repercutir nas redes e o perfil do ateliê de Carla atingiu 1,5 mil seguidores. “Eu estava na aula de vôlei de praia quando isso aconteceu. Assim voltei para casa, disseram para eu olhar o Instagram. Fiquei assustada e pensei: ‘devo ter perdido mais seguidores e agora estou só com 800’”, relembrou Carla.

Após a família insistir, a artesã olhou o perfil e viu que não só tinha recuperado a marca anterior, como havia superado. “Eu fiquei anestesiada, sem acreditar no que estava acontecendo. Do nada eu estava com 1,5 mil seguidores. Fiquei muito feliz e também chorei muito, principalmente porque recebi mensagens de carinho de algumas pessoas”, afirmou.

No mesmo dia, o número de seguidores continuou subindo e o perfil do ateliê chegou a 10 mil. Até o momento, ele já acumulou 51,9 mil. “Tudo aconteceu de maneira natural, não foi nada planejado. Nunca sonhei com isso, que um dia iria ter tantos seguidores”, disse Carla.

Aumento das encomendas

A artesã relatou que sempre gostou de costurar, mas tratava isso como um hobby. Porém as coisas mudaram durante a pandemia de Covid-19, quando ela e Dani resolveram começar a vender “scrunchies” (xuxinhas de cabelo) pelo Instagram.

Com o passar do tempo, Carla se animou com o projeto e realizou diversos cursos de costura criativa. Em 2021, ela lançou o ateliê para vender mochilas, carteiras, bolsas e outros acessórios.

No primeiro momento, Carla vendia de quatro a cinco peças por semana. “O dinheiro que eu recebia era revertido para o próprio ateliê”, explicou. Agora, com a grande repercussão nas redes, ela já conseguiu fazer cinco vendas em um dia. “Meu sonho sempre foi postar que a agenda estava fechada para encomendas, e eu acredito que logo vou conseguir fazer isso”, afirmou.

Dani está muito feliz pelo sucesso da mãe, porém espera que isso “não seja algo instantâneo e que ela continue tendo bastante encomendas. O intuito da minha mãe nunca foi ser influenciadora, mas sim artesã”.