O Arsenal derrotou o Valencia por 3 a 1 nesta quinta-feira com dois gols do francês Alexandre Lacazette no jogo de ida das semifinais da Liga Europa, em Londres, colocando assim um pé na final do torneio continental.

A equipe espanhola abriu o placar com um desvio de cabeça de Mouctar Diakhaby (11), mas Lacazette empatou após um cruzamento do gabonês Pierre-Emerick Aubameyang (18) e voltou a balançar as redes com uma cabeçada (26). No último minuto Aubameyang fez o terceiro gol (90), dificultando a virada do Valencia na próxima quinta-feira, na Espanha.

– Lacazette vira no primeiro tempo –

O time espanhol dominou nos primeiros minutos no Emirates Stadium diante de um Arsenal passivo, que apenas pressionava a saída de bola do adversário.

O Valencia quase abriu o placar quando o argentino Ezequiel Garay de cara para o gol isolou a bola (8).

Os espanhóis chegavam com clareza, surpreendendo em velocidade o time da casa e aos 11 minutos, Rodrigo Moreno desviou de cabeça para o francês Mouctar Diakhaby que cabeceou para o fundo das redes de Petr Cech (11).

Mas o Arsenal não demorou a reagir. Pierre-Emerick Aubameyang penetrou no lado esquerdo da área e tocou para o centro, onde Lacazette apareceu para marcar com o gol aberto aproveitando uma má saída de Neto (18).

O empate mudou a cara do jogo, com o Arsenal crescendo e pressionando melhor o Valencia, que por sua vez, caiu de produção.

Aos 26 minutos, o suíço Granit Xhaka lançou uma bola na área e Lacazette cabeceou para marcar depois da bola tocar no goleiro Neto e bater na trave.

– Aubameyang amplia –

Após o intervalo, o Arsenal diminuiu um pouco a intensidade, enquanto que o Valencia, tentava sair no contra-ataque.

Com o Arsenal tomando a iniciativa, Lacazette perdeu um mano a mano na área com o goleiro (67).

O Valencia respondeu com uma investida do francês Kevin Gameiro, que havia entrado no lugar do português Gonçalo Guedes, muito apagado nesta quinta-feira, mas também perdeu cara a cara com Cech (73).

Nos últimos quinze minutos as duas equipes partiram para cima tendo em vista que o título desta Europa League é uma forma de garantir uma vaga na próxima ‘Champions’.

E quando parecia que a partida acabaria 2 a 1, no último minuto uma confusão na área do Valencia acabou com um chute de Aubameyang (90) para dentro da meta do Valencia.

“Esse gol no fim da partida nos coloca em uma situação mais complicada, mas de forma alguma nos tira da cabeça que podemos avançar e disputar a final”, disse o técnico do time espanhol, Marcelino García Toral, após o jogo.

gr/dr/aam