O Arsenal deu um grande passo rumo às semifinais da Liga Europa ao vencer em casa o Nápoli por 2 a 0, nesta quinta-feira, no jogo de ida das quartas de final, numa partida em que os ‘Gunners’ mostraram um melhor futebol no primeiro tempo.

Aaron Ramsey (15) e o senegalês Kalidou Koulibaly, contra (25), ao rebater para dentro do próprio gol um chute do uruguaio Lucas Torreira, deram a vitória aos ingleses diante da equipe italiana que pouco fez.

O time local se mostrou rápido e eficiente com a bola e superou os napolitanos que dominaram em alguns momentos mas não conseguiram assustar o veterano goleiro tcheco Petr Cech.

Unai Emery, vencedor de três edições consecutivas da Liga Europa com o Sevilla (2014-2016), voltou a brilhar na competição e deu o primeiro golpe contra seu colega Carlo Ancelotti, que ficou visivelmente irritado em alguns lances de seus jogadores, como quando perderam a bola e sofreram o segundo gol.

O Arsenal abriu o placar numa jogada coletiva, fazendo a bola circular em grande velocidade. O francês Alexandre Lacazette tocou na direita para Ainsley Matiland-Niles que deixou para que Ramsey, de primeira, abrisse o placar.

O segundo teve a marca de Torreira, numa jogada que começou após ele roubar a bola do espanhol Fabián Ruiz. Em seguida avançou, chutou e a bola desviou em Koulibaly enganando o goleiro Alex Meret.

Apesar de sua superioridade, o Arsenal não conseguiu ampliar o placar, o que tornou a missão do Nápoli na próxima semana, em San Paolo, menos impossível.

O vencedor desse duelo vai enfrentar o sobrevivente do clássico espanhol Villarreal-Valencia. Nesta quinta-feira o Valencia venceu por 3 a 1 fora de casa, com dois gols de Gonçalo Guedes, no jogo de ida.

A equipe abriu o placar com um gol de Gonçalo Guedes, aos 6 minutos. Santiago Cazorla converteu um pênalti (36) e empatou para o Villarreal. Mas nos acréscimos Daniel Wass fez 2 a 1 com um leve toque (90+1) e Guedes ampliou (90+3).

– Chelsea vence no fim –

Em outra partida das quartas de final da Liga Europa, o Chelsea sofreu mas conseguiu uma importante vitória por 1 a 0 em sua visita ao Slavia de Praga.

O espanhol Marcos Alonso fez o gol da vitória aos 41 minutos do segundo tempo, quando tudo parecia levar a um empate em 0 a 0.

E no quarto jogo desta quinta, o Benfica conseguiu uma boa vantagem ao vencer em Lisboa o Eintracht Frankfurt com direito a hat-trick do jovem João Félix.

A jogada que mudou o rumo da partida aconteceu aos 20 minutos de jogo, quando o francês Obite N’Dicka foi expulso por empurrar na área Gedson Fernandes.

O árbitro marcou pênalti, que João Felix (de 19 anos) não desperdiçou e abriu o placar.

O sérvio Luka Jovic empatou aos 40 minutos mas a alegria alemã durou pouco, já que João Félix voltou a colocar o Benfica em vantagem aos 43.

No segundo tempo, Ruben Dias (50) fez o terceiro, de cabeça, após cobrança de escanteio. E Félix ampliou aos 9 minutos, com um chute cruzado. Gonçalo Paciencia ainda diminuiu (72), mas o placar ficou no 4 a 2.

bur/pm/dr/aam