O Southampton eliminou o Arsenal, atual campeão, da FA Cup, a quem derrotou neste sábado por 1 a 0, com um gol contra do zagueiro brasileiro Gabriel, na quarta fase da competição.

O desviou involuntariamente para o fundo da rede do goleiro alemão Bernd Leno aos 24 minutos, após um cruzamento de Kyle Walker-Peters.

O técnico espanhol do Arsenal espanhol, Mikel Arteta, fez sete alterações em relação ao time que venceu o Newcastle por 3 a 0 na segunda-feira em um jogo da Premier League.

Os Gunners, que conquistaram a competição catorze vezes, enfrentaram um Southampton determinado jogando em casa, e cujo técnico, o austríaco Ralph Hasenhuttl, da Áustria, apresentou um time forte, com Danny Ings voltando de uma lesão muscular e um teste positivo para covid-19, para completar o ataque ao lado do ex-jogador do Arsenal, Theo Walcott.

O Southampton, que nunca havia derrotado o Arsenal na Copa da Inglaterra, teve essa aposta ambiciosa recompensada.

Mikel Arteta, que conquistou a FA Cup em agosto em sua primeira temporada no Arsenal como técnico, se disse “muito triste” por deixar a competição.

“No primeiro tempo cometemos alguns erros não forçados devido à grande pressão que eles fizeram. Na segunda etapa, criamos duas ou três oportunidades, mas não foi suficiente para marcar”, acrescentou o treinador basco.

Arteta decidiu poupar o meia ganês Thomas Partey, o lateral-esquerdo Bukayo Saka e o atacante francês Alexandre Lacazette. Todos os três entraram no segundo tempo mas não conseguiram empatar.

O clube londrino ocupa atualmente a décima colocação na Premier League, dois pontos atrás do adversário deste sábado, que tem um jogo a menos.

O Arsenal havia vencido a última edição da FA Cup no último dia 1º de agosto na final contra o Chelsea (2-1), conquistando o título em quatro das últimas sete edições.

O Southampton, que venceu a competição em 1976, enfrentará o Wolverhampton na próxima fase, as oitavas de final, dentro de três semanas.

A equipe de Arteta vai retornar a Southampton na terça-feira para uma partida da Premier League.

Também neste sábado, outros três times da Premier League venceram seus jogos. O Brighton derrotou o Blackpool (da terceira divisão) por 2 a 1, mesmo placar do duelo entre Sheffield United e Plymouth Argyle (também da League One) e o West Ham goleou o Doncaster Rovers (outro time da terceirona) por 4 a 0.

Pablo Fornals (2), Andriy Yarmolenko (32), Andy Butler (gol contra, aos 53) e Oladapo Afolayan (78) marcaram para os ‘Hammers’.

O West Ham, sétimo na Premier League após três vitórias consecutivas, vai jogar a próxima fase (as oitavas de final) contra o Manchester United ou o Liverpool.

— Resultados e programação da quarta fase da Copa da Inglaterra (horário de Brasília):

– Sexta-feira, 22 de janeiro:

Chorley (amador) – Wolverhampton (D1) 0 – 1

– Sábado, 23 de janeiro:

Southampton (D1) – Arsenal (D1) 1 – 0

Swansea (D2) – Nottingham Forest (D2) 5 – 1

Barnsley (D2) – Norwich City (D2) 1 – 0

Millwall (D2) – Bristol City (D2) 0 – 3

Brighton (D1) – Blackpool (D3) 2 – 1

Sheffield United (D1) – Plymouth Argyle (D3) 2 – 1

West Ham (D1) – Doncaster Rovers (D3) 4 – 0

Bournemouth (D2) – Crawley Town (D4)

(14h30) Cheltenham Town (D4) – Manchester City (D1)

– Domingo, 24 de janeiro:

(09h00) Chelsea (D1) – Luton Town (D2)

(11h30) Fulham (D1) – Burnley (D1)

Brentford (D2) – Leicester (D1)

(14h00) Manchester United (D1) – Liverpool (D1)

(17h00) Everton (D1) – Sheffield Wednesday (D2)

– Segunda-feira, 25 de janeiro:

(16h45) Wycombe Wanderers (D2) – Tottenham (D1)

jw/psr/aam