Ken Dark, arqueólogo britânico, afirmou ter localizado a suposta casa onde Jesus passou a sua infância e juventude com os seus pais, Maria e José. Segundo Ken, a residência se encontra na cidade de Nazaré, ao norte de Israel.

Segundo o jornal britânico The Times, que citou um livro recém-publicado por Ken, o pequeno sobrado analisado data do século I e atualmente abriga o convento das Irmãs de Nazaré.

Após 14 anos de investigação, o arqueólogo concluiu que o convento fica numa casa de dois andares que os nazarenos antigamente associavam à primeira casa de Jesus.

Em seu livro intitulado “As Irmãs de Nazaré: um sítio da época romana, bizantina e dos cruzados no centro de Nazaré”, o arqueólogo mostra que o edifício serviu de habitação no século I, ao contrário de outras construções na área.

A investigação de Dark ainda revela que o seu excelente artesanato e escultura em pedra confirmam que a casa foi construída e de propriedade de um Tekton, a descrição do Novo Testamento a profissão de José.

“Não é lamentavelmente pobre, mas também não há sinal de grande riqueza. É muito comum”, falou Ken Dark, em entrevista à CBS News. “Se este é o ambiente da infância de Jesus, não há razão para acreditar que ele cresceu noutra coisa senão uma típica casa rural da Galileia do seu tempo”, finaliza o arqueólogo.