Mundo

Armênia não está disposta a negociar paz com Azerbaijão com a mediação da Rússia

Armênia não está disposta a negociar paz com Azerbaijão com a mediação da Rússia

Soldados do exército de Nagorno Karabakh seguem para a cidade de Martakert (nome armênio) ou Agdara (azeri) em 29 de setembro de 2020 - AFP

O primeiro-ministro armênio, Nikol Pachinian, afirmou nesta quarta-feira que é prematuro pensar em negociar com o Azerbaijão com a mediação da Rússia, no quarto dia de confrontos em Nagorno Karabakh, território separatista azerbaijano apoiado pela Armênia.

“Não é apropriado falar de uma reunião de cúpula Armênia-Azerbaijão-Rússia, no momento em que acontecem intensos combates”, afirmou, de acordo com a agência estatal Interfax.

“Para que aconteçam negociações precisamos de uma atmosfera e condições adequadas”.

O chefe de Governo considera que a Armênia e Nagorno Karabakkh não estão preparados para resolver este conflito “em detrimento de seus interesses nacionais e de sua segurança”.

Desde domingo, as forças do território de Nagorno Karabakh, apoiado política, militar e economicamente pela Armênia, e as forças do Azerbaijão travam combates que já deixaram mais de 100 mortos e são os mais violentos desde 2016.

A Armênia afirmou na terça-feira que um caça turco de apoio ao Azerbaijão derrubou um de seus aviões militares, o que foi desmentido por Ancara e Baku.

No caso de uma intervenção militar turca, o conflito ganharia uma nova dimensão. Uma guerra aberta entre Armênia e Azerbaijão poderia desestabilizar o sul do Cáucauso e implicar outras potências regionais como Rússia e Turquia.

Moscou, que se considera uma espécie de árbitro regional, pediu o fim dos confrontos, assim como várias potências ocidentais.

Na terça-feira, o Conselho de Segurança da ONU aprovou uma declaração por unanimidade que pede o “fim imediato dos combates”.

O Azerbaijão, país de língua turca e com população de maioria xiita, quer recuperar o controle de Nagorno Karabakh, habitado principalmente por armênios cristãos, cuja secessão em 1991 não foi reconhecida pela comunidade internacional.

Veja também

+ Grave acidente do “Cake Boss” é tema de reportagem especial

+ Pudim japonês não tem leite condensado; aprenda a fazer

+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"

+ Mulher sobe de salto alto montanha de 4 mil metros

+ MG: Pastor é preso por crime sexual e alega que caiu em tentação

+ Vídeo do TikTok com mulher sendo empurrada de ônibus viraliza; veja

+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por desconto de até 50% na parcela

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

+Vídeo mostra puma perseguindo um corredor em trilha nos EUA

+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Educar é mais importante do que colecionar