Uma arma de fogo da série Glock, colorida e com adornos que imitam blocos de Lego, gerou uma revolta nos Estados Unidos. Mesmo sendo uma pistola comum, o novo modelo da empresa Culper Precision tem um aspecto descontraído, que imita brinquedos infantis. A criação, contudo, foi vetada pela fabricante de peças dinamarquesa Lego, que não participou da ideia.

A arma customizada leva o nome de Block19. A Culper Precision informou que a pistola foi desenvolvida para “destacar o puro prazer dos esportes de tiro”. Através de um comunicado, a empresa ainda afirmou que escolheu liberar o modelo para mostrar que as armas eram “para todos” e que “possuir e atirar com responsabilidade é uma atividade realmente agradável”.

Vendo a semelhança do revólver com as peças de brinquedos que produz, a Lego escreveu à Culper Precision exigindo que a arma deixasse de ser produzida. A pressão veio também de ativistas anti-armamento, que descreveram a arma como perigosa e irresponsável.

A ativista Shannon Watts revelou que sua organização fez contato com a Lego para falar da Block19 na última semana, segundo a BBC. Em suas críticas, Shannon ponderou que o risco de crianças serem atraídas por armas de fogo já existe “mesmo quando as armas não parecem brinquedos”.

Brandon Scott, presidente da Culper Precision, disse ao jornal The Washington Post que decidiu atender ao pedido da Lego e parar de produzir a arma customizada.

O Estados Unidos proíbe a produção de brinquedos que tenham a aparência precisa de uma arma de fogo. Porém, não há impedimentos explícitos na legislação para que uma pistola ou outro modelo de arma de fogo seja fabricado com a aparência de um brinquedo.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias