Argentina vai às urnas em eleição importante para Milei

BUENOS AIRES, 26 OUT (ANSA) – Milhares de argentinos votam neste domingo (26) para renovar o Legislativo do país, em uma eleição considerada um importante teste político para o presidente Javier Milei.   

O pleito definirá a renovação de metade das cadeiras da Câmara dos Deputados (127) e de um terço dos assentos do Senado (24). De acordo com as pesquisas de opinião, o partido do mandatário aparece ligeiramente à frente da oposição.   

Pelo menos 36 milhões de argentinos vão às urnas em meio a um cenário de forte volatilidade no mercado e desgaste econômico, enfrentando o dilema de ratificar o programa ultraliberal de Milei, que promete lançar novas reformas na segunda metade do mandato, ou conter o avanço do Executivo, enfraquecido nos últimos meses por diversos escândalos.   

Os resultados serão divulgados separadamente para cada uma das 24 províncias, sem uma contagem nacional unificada. Nesse contexto, analistas políticos preveem que, após o fechamento das urnas, os diferentes grupos disputarão a narrativa para tentar impor uma interpretação favorável do resultado.   

A meta mínima do governo nesta rodada é assegurar pelo menos 30% das cadeiras em uma das duas casas legislativas, o que permitiria defender os vetos presidenciais. Mesmo assim, os mercados e os Estados Unidos acompanham de perto o desfecho da votação.   

Milei precisará de um resultado positivo no pleito para garantir os auxílios econômicos solicitados ao presidente americano, Donald Trump, durante uma reunião na Casa Branca. O republicano teria avaliado que um eventual aumento do apoio dependeria do desempenho da legenda do presidente argentino nas urnas. (ANSA).