Argentina: plantio da safra 2025/26 de soja atinge 88,3%

São Paulo, 9 – O plantio de soja da safra 2025/26 na Argentina alcançava na última semana 88,3% da área projetada de 17,6 milhões de hectares, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires. O avanço foi de 6,3 pontos porcentuais em relação à semana anterior. Segundo a bolsa, os trabalhos se concentram principalmente no norte da área agrícola, onde persistem os excessos hídricos que atrasam a semeadura.

A parcela da safra de soja em condição boa ou excelente era de 65%, ante 68% na semana anterior. A bolsa disse que 35% da safra apresentava condição normal, em comparação a 32% na semana anterior.

Quanto ao milho, o plantio avançou 4,8 pontos porcentuais na última semana, para 89,1% da área prevista. Na comparação anual, os trabalhos estão 3,2 pontos porcentuais atrasados. A falta de precipitações nas últimas semanas no norte de La Pampa e no oeste de Buenos Aires já começa a ser sentida nas lavouras, com os primeiros sinais de deterioração da condição hídrica, afirmou a bolsa.

De acordo com o comunicado, 75% da safra de milho tinha condição boa ou excelente, em comparação a 82% na semana anterior. Já a parcela da safra em condição normal aumentou de 18% para 24%.

No trigo, o avanço semanal da colheita foi de 5,8 pontos porcentuais, levando os trabalhos a 98,5% da área apta. O rendimento médio nacional chegou a 4,34 toneladas por hectare. A bolsa observou que as áreas ainda não colhidas têm grande impacto sobre o volume final de produção. “Portanto, esse número ficará condicionado aos resultados obtidos até o encerramento da safra”, disse.