O presidente eleito na Argentina, Javier Milei, tomará posse do novo mandato neste domingo, 10. Estarão presentes líderes do Uruguai, Paraguai, Ucrânia, Hungria, Espanha e outros países para celebrar a vitória da extrema-direita sobre o irmão americano. Do Brasil, quem marca presença é um chanceler, já que Lula (PT) afirmou que não irá ao dia da posse; Bolsonaro, admirador do novo líder argentino, já está em Buenos Aires desde ontem, 9, onde passeou e acenou para apoiadores.

+ Lula não comparecerá à posse de Milei

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, estará presente para representar o governo brasileiro. Lula desejou “sorte” ao novo governo argentino, sem citar nominalmente o vencedor, e disse que o Brasil, principal parceiro comercial da Argentina, estará sempre disposto a trabalhar com seus “irmãos” do país vizinho.

Da esquerda, Gabriel Boric, presidente do Chile, deve comparecer. Volodymyr Zelensky, líder da Ucrânia, também confirmou presença. O presidente eleito se reuniu com o rei Felipe VI da Espanha no início do fim de semana.

Milei vai desfilar de carro aberto em avenida próxima ao Congresso Nacional no evento que começa às 11h; ele também deve fazer um juramento, tradicional na posse presidencial, e um discurso. O atual presidente, Alberto Fernandez, deve entregar a faixa presidencial a Milei na Câmara dos Deputados.

Após os primeiros trâmites, ele segue para a Casa Rosada. A posse dos ministros deve ser feita ainda hoje no fim da tarde.