Depois de eliminar Brasil e Holanda, Croácia e Argentina respectivamente foram ao Lusail, no Catar, para decidir quem seria o primeiro finalista da Copa do Mundo nesta terça-feira (13). Melhor postado dentro do gramado, os argentinos conseguiram abrir o placar de pênalti e a partir daí o domínio da seleção sul-americana só aumentou, o que culminou no placar de 3 a 0 sobre os croatas. Com isso, Messi terá sua segunda chance de conquistar uma Copa do Mundo.
O jogo
Bastante disputado, foi assim que Argentina e Croácia iniciaram a disputa pela vaga na final da Copa. Sem acelerar o ritmo do jogo, as equipes buscaram ficar com a posse de bola nos primeiros minutos.
Como a Croácia adotou a mesma estratégia de troca de passes, usada contra o Brasil, o camisa 10 da Argentina, Messi, participou pouco da partida nos primeiros minutos. Além de Messi, os goleiros foram outros que pouco trabalharam.
Muita marcação pra cima de Messi! #ARG pic.twitter.com/Sx1YvBHeGm
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) December 13, 2022
Aos 33 minutos, Messi, que pouco apareceu bateu pênalti sofrido por Julian Alvarez e abriu o placar para a Argentina.
Pode golaço de pênalti? MESSI! 🔥
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) December 13, 2022
Com o placar adverso, a Croácia precisou sair para o ataque e acabou sofrendo o segundo no gol no contra-ataque. Julian Alvarez partiu do meio campo e conseguiu levar até a pequena área, onde o camisa 9 argentino só completou para o gol.
ARAÑA ÁLVAREZ 🕷️⚽ pic.twitter.com/RvBH6iSttX
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) December 13, 2022
Segundo tempo
A Croácia voltou do vestiário e procurou pressionar a defesa da Argentina. Explorando os crontra-ataques, os argentinos tentaram usar a velocidade Enzo Fernandez e Julian Álvarez.
Com mais espaço, o jogo de Messi começou a aparecer e o camisa 10 quase fez o terceiro. Na segunda etapa os papéis se inverteram, a Croácia tentou acelerar o jogo, enquanto a Argentina não tinha a menor pressa.
Messi quase ampliou a vantagem da Argentina!
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) December 13, 2022
Aos 24 minutos, a dupla da partida, Messi e Álvarez, decidiu mais uma vez. O camisa 10 fez bela jogada e cruzou para o atacante que só completou para o fundo das redes. O 3 a 0 deixou a Croácia ainda mais desnorteada na partida. Com o placar elástico, Lionel Scaloni resolveu fazer algumas mudanças, como a entrada de Dybala no lugar de Álvarez. O treinador croata, Zlatko Dalić, tentou a última cartada e tirou Luka Modric.
Sem conseguir sequer descontar, a Croácia se despediu da Copa com a derrota para a Argentina, que vai fortalecida para a final. O adversário dos argentinos será conhecido na próxima quarta-feira (13) no confronto entre França e Marrocos.