A idolatria dos argentinos com Lionel Messi pode atingir outro patamar após o jogador ganhar a Copa do Mundo do Qatar. O banco central da Argentina cogita lançar a cédula de 10 mil pesos, aproximadamente R$ 275, com o rosto do camisa 10 argentino na nota.

A informação foi divulgada pelo jornal “La Nación”. Além disso, a presidente do BC argentino, Silvina Batakis, confirmou a possibilidade em entrevista à “Radio con Vos”. A ex-ministra da economia contou que a viabilidade das cédulas está sob análise do presidente Alberto Fernández.

“Não dá para esconder a questão da inflação atrás de um projeto de lei, então entendo que é algo que está sendo discutido no Executivo junto com o Banco Central”, afirmou Silvina.

Batakis entende ainda que a emissão de notas com maior valor é uma “necessidade” para a Argentina. O país possui uma das maiores taxas de inflação do mundo, que prejudica altera de forma constante os preços e coloca o peso argentino cada vez mais desvalorizado. Atualmente, a maior nota utilizada na Argentina é a de 1.000 pesos, cerca de R$ 27,50.

A presidente do BC argentino também ponderou que, além de Messi, outro nome que pode estampar a cédula é Diego Armando Maradona, outro ídolo argentino.