Esportes

Argélia elimina Costa do Marfim nos pênaltis e vai às semifinais da CAN-2019

A Argélia se classificou para as semifinais da Copa Africana das Nações (CAN-2019) ao vencer nos pênaltis (4-3 após empate 1-1) uma das seleções favoritas, a Costa do Marfim, nesta quinta-feira em Suez.

Sofiane Feghouli abriu o placar para os argelinos aos 20 minutos, mas os ‘Elefantes’ igualaram no segundo tempo (62) por meio de Jonathan Kodjia. A Argélia ainda perdeu um pênalti (48) cobrado por Baghdad Bounedjah.

A partida foi para a prorrogação mas continuou empatada.

Nos pênaltis, dos quatro primeiros cobrados por cada equipe, só o marfinense Wilfried Bony perdeu o seu deixando a Argélia com a chance de se classificar se marcasse o quinto. Mas Youcef Belailli cobrou na trave.

O drama dos argelinos durou pouco, já que o marfinense Geoffroy Serey Die também cobrou na mesma trave logo em seguida o que deu a vaga nas semifinais à Argélia que no domingo vai enfrentar a Nigéria.

Na quarta-feira os nigerianos conseguiram uma vitória suada sobre a África do Sul por 2 a 1 nas quartas de final.

Os argelinos, que foram campeões em apenas uma ocasião da CAN (1990, como anfitriões), não chegavam às semifinais desta competição desde a edição de Angola em 2010, quando terminaram em quarto.

Nesta Copa Africana, a Argélia havia chegado às quartas com uma campanha de quatro vitórias em suas partidas anteriores, incluindo uma vitória de 1 a 0 em seu grupo diante de Senegal, outra das seleções classificadas agora para as semifinais.

Costa do Marfim havia conquistado o título africano em 1992 e 2015 e ao menos melhorou seu decepcionante desempenho na CAN anterior, há dois anos no Gabão, onde foi eliminada na fase de grupos.

bur-yk/dr/aam