Esportes

Argélia, atual campeã, é eliminada na fase de grupos da Copa Africana

A Argélia, defensora do título, foi eliminada na fase de grupos da Copa Africana das Nações (CAN) em Camarões, depois de perder por 3 a 1 para a Costa do Marfim na terceira e última rodada do Grupo E, nesta quinta-feira em Douala.

Os argelinos estavam sob forte pressão, já que precisavam obrigatoriamente da vitória para continuar no torneio, depois de empatar na primeira rodada com a Serra Leoa (0-0) e sofrer uma derrota na segunda partida, para a Guiné Equatorial (1-0).


A Argélia, portanto, terminou com apenas um ponto em seu grupo, no lanterna.

A Costa do Marfim, com 7 pontos, terminou na liderança do grupo E e terá como adversário nas oitavas de final o Egito de Mohamed Salah, classificado nesta quinta-feira como segundo do grupo D.

Os gols dos marfinenses na vitória de quinta-feira foram marcados por Franck Kessié (minuto 22), Ibrahim Sangaré (39) e Nicolas Pépé (54).

Os argelinos diminuíram aos 74 minutos por meio de Sofiane Bendebka, mas não conseguiram virar o jogo.

Para a Argélia, a experiência de 1992 se repete, quando foi eliminada na primeira fase do CAN realizada no Senegal, dois anos depois de ter sido campeã do torneio continental. Também naquela ocasião a Costa do Marfim os derrotou (3-0) em seu grupo.

A Argélia chegou à esta edição da CAN como uma das grandes favoritas devido a uma longa sequência invicta, que chegou a 35 jogos, até perder duas partidas neste torneio.

Após esta enorme decepção, a Argélia tentará compensar em março nos playoffs de acesso à Copa do Mundo do Catar-2022. O sorteio dos duelos acontece no domingo em Duala.

– Guiné Equatorial avança –

Atrás da Costa do Marfim ficou a Guiné Equatorial (6 pontos), que se classificou graças à vitória por 1 a 0 sobre Serra Leoa (3ª, 2 pontos).

Os equatoguinenses jogarão nas oitavas de final contra o vencedor do grupo F, o Mali (7 pontos) após vencer a Mauritânia por 2 a 0, com gols de Massadio Haidara (2 minutos) e Ibrahima Koné (49 de pênalti).

A Gâmbia também terminou nessa chave com 7 pontos, ao vencer a Tunísia por 1 a 0 com um gol nos últimos instantes de Lamin Jallow (90 + 3).

Os tunisianos perderam um pênalti no primeiro tempo (45 + 1) e ainda jogaram todo o segundo tempo com um homem a menos devido à expulsão de Farouk Ben Mustapha (45 + 3) pouco depois da penalidade desperdiçada.

Os gambianos, segundos do grupo devido ao saldo de gols, enfrentarão a Guiné nas oitavas de final.

A Tunísia, com apenas 3 pontos após uma primeira fase ruim, também se classificou para as oitavas de final como um dos melhores terceiros colocados. Nas oitavas de final os tunisianos terão um adversário difícil: a Nigéria.

Indiretamente, a modesta seleção de Comores também se classificou nesta quinta-feira para as oitavas-de-final, como uma das quatro melhores terceiras classificadas nos seis grupos, depois de terminar com 3 pontos na sua chave (C).

— Oitavas de final da Copa Africana das Nações (CAN):

– Domingo 23:

(13h00) Burkina Faso – Gabão em Limbé

(16h00) Nigéria – Túnez em Garoua

– Segunda-feira 24:

(13h00) Guinea – Gambia em Bafoussam

(16h00) Camarões – Comores em Yaoundé

– Terça-feira 25:

(13h00) Senegal – Cabo Verde em Bafoussam

(16h00) Marrocos – Malawi em Yaoundé

– Quarta-feira 26:

(13h00) Costa do Marfim – Egito em Duala

(16h00) Mali – Guiné Equatorial em Limbé

eba/hpa/bur-eba-as/dr/aam





Tópicos

2022 Africa ALG CMR Copa fbl