Árbitro recebe ameaças após jogo entre Inter e Juve, MP abre investigação

ROMA, 16 FEV (ANSA) – O árbitro Federico La Penna foi alvo de múltiplos insultos e ameaças de morte após o clássico entre Internazionale e Juventus, vencido pelos nerazzurri e marcado pela polêmica expulsão do zagueiro Pierre Kalulu.   

As mensagens recebidas pelo juiz romano nas redes sociais o levaram a registrar uma queixa na polícia da capital italiana. O Ministério Público de Roma abrirá uma investigação sobre o caso.   

O explosivo Derby d’Italia do último sábado (14) segue gerando repercussão. O presidente da Lega Serie A, Ezio Simonelli, marcou uma reunião entre os clubes da Série A e os árbitros para o dia 23 de março.   

“Esclarecer quais situações de falta devem ser marcadas e quais não. Os clubes querem estabelecer critérios: há algumas regras objetivas, como o impedimento. Outras envolvem interpretações subjetivas, como o uso do VAR. Alguns defendem que ele seja utilizado durante toda a partida; outros preferem o modelo inglês, em que só intervém em caso de erro claro”, disse o dirigente.   

Simonelli acrescentou que o polêmico episódio do jogo entre Inter e Juve “foi discutido sob todas as perspectivas” e garantiu que “tudo deve ser feito para evitar que esses erros aconteçam”.   

“A Itália foi uma das primeiras a apontar que o protocolo do VAR era inadequado devido à sua incapacidade de intervir em cartões amarelos. Se tivessem nos ouvido, essa situação não teria ocorrido agora. Aliás, acreditamos que o VAR deveria poder intervir em todos os cartões amarelos”, comentou.   

O presidente da Internazionale, Giuseppe Marotta, afirmou que os árbitros são os mesmos da temporada passada e recordou que sua equipe perdeu o Scudetto para o Napoli por apenas um ponto.   

Além disso, o dirigente lembrou de um pênalti claro para os nerazzurri que não foi marcado contra a Roma, o que poderia ter mudado a história do campeonato.   

O mandatário da Beneamata também criticou a postura “exagerada” da imprensa italiana sobre o ocorrido no confronto entre interistas e juventinos, especialmente em relação ao jogador Alessandro Bastoni, que caiu após um leve contato e acabou provocando a expulsão de Kalulu.   

“O jogador, antes de tudo, foi alvo de uma campanha difamatória da mídia que vai além dos fatos. Foi um erro de um garoto que representa a história da nossa seleção. Alguns estão até questionando sua presença nas próximas convocações, o que é absolutamente injusto”, declarou Marotta. (ANSA).